Prêmio eterniza legado e emociona homenageadas na Assembleia

08/03/2023 20h33 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Premiação foi entregue durante o Grande Expediente da sessão plenária desta quarta-feira (8).

Premiação foi entregue durante o Grande Expediente da sessão plenária desta quarta-feira (8).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Premiação foi entregue durante o Grande Expediente da sessão plenária desta quarta-feira (8).

No Dia Internacional da Mulher, o Plenário e as galerias foram coloridos por diversos tons de rosa e os discursos em defesa da mulher tomaram conta da Assembleia Legislativa do Paraná. As homenagens ocuparam o Grande Expediente, no início da sessão plenária, recheada, aliás, de  propostas voltadas para elas,  com uma iniciativa inédita, premiando mulheres que se destacarem  em suas atividades e que representem a força, garra e determinação femininas.

 A partir de agora, a história da primeira mulher no Parlamento paranaense passa  a marcar para sempre a vida de muitas outras com a entrega do Prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima, a primeira eleita no Legislativo, no ano de 1947.

Nesta primeira edição do prêmio que vai fazer parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, os troféus foram  entregues a colaboradoras da Assembleia. Elas normalmente estão ou estiveram nos corredores, gabinetes, departamentos e lideranças, contribuindo com o funcionamento da casa de leis e se emocionaram com o reconhecimento. Para dona Luiza Zack Viante, com 100 anos e funcionária aposentada mais antiga da Casa, a alegria e a emoção foram  imensas,  especialmente,  depois que ela foi  ovacionada no Plenário.

Outra homenageada foi Ana Beatriz Silva Do Prado. Um dos temas mais espinhosos que chegam à Assembleia passa pelas mãos dela, há anos na Comissão de Orçamento.

(Sonora)

Funcionária da empresa terceirizada Adserv, Dirce Iseppi Torres representou todas as colaboradoras que mantêm tudo limpo e em ordem na Assembleia.

(Sonora)

Segundo a presidente da Bancada Feminina, a deputada Mabel Canto (PSDB),   a escolha foi certeira, afinal, as servidoras  são mulheres têm papel fundamental no bom funcionamento da Casa de Leis.

Sonora)        

A deputada Mara Lima (REP), presidente da Comissão da Mulher, disse que a  homenagem foi um carinho com as servidoras, que merecem muito.

 (Sonora)

Para a deputada Maria Victoria (PP), segunda secretária da Assembleia,  a premiação será eternizada na Casa.

(Sonora)

A  deputada Cloara Pinheiro (PSD), procuradora especial da Mulher na Casa, o dia foi ainda mais especial, já que Rosy de Macedo Pinheiro Lima, é prima do seu avô e parente da mãe da parlamentar, Araci Pinheiro Lima, que também  prestigiou o evento na Assembleia. Um dia, que, na opinião de Cloara, vai ficar na história.

(Sonora)

 Outras  servidoras de diferentes setores da Casa de leis também foram  homenageadas.O prêmio foi proposto pela resolução 2/2023, assinada pelas deputadas da Casa que integram a bancada feminina, Marcia Huçulak (PSD), Ana Júlia (PT), Luciana Rafagnin (PT), Flávia Francischini (União); Maria Victoria (PP); Cantora Mara Lima (Republicanos); Mabel Canto (PSDB), Cristina Silvestri (PSDB), Cloara Pinheiro (PSD) e Marli Paulino (Solidariedade), e também pelos deputados Ademar Traiano e Alexandre Curi (PSD).              

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação