Prêmio Rosy de Macedo valoriza contribuições das mulheres na sociedade paranaense Honraria criada pela Bancada Feminina da Assembleia Legislativa presta dez homenagens na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

04/03/2024 18h13 | por Ana Luzia Mikos
A premiação leva o nome da primeira deputada estadual do Paraná e foi instituída por resolução em 2023, quando a Assembleia alcançou o seu recorde de parlamentares, com dez representantes femininas.

A premiação leva o nome da primeira deputada estadual do Paraná e foi instituída por resolução em 2023, quando a Assembleia alcançou o seu recorde de parlamentares, com dez representantes femininas.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A premiação leva o nome da primeira deputada estadual do Paraná e foi instituída por resolução em 2023, quando a Assembleia alcançou o seu recorde de parlamentares, com dez representantes femininas.

Mulheres com contribuições nas áreas de saúde, direito, pesquisa, empreendedorismo, política e na luta pela dignidade feminina foram homenageadas pela Assembleia Legislativa do Paraná. A iniciativa da Bancada Feminina faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, e cada parlamentar escolheu uma personalidade para receber o Prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima.

A premiação leva o nome da primeira deputada estadual do Paraná e foi instituída por resolução em 2023, quando a Assembleia alcançou o seu recorde de parlamentares, com dez representantes femininas. No ano passado, dez funcionárias, colaboradoras e servidoras da casa receberam a honraria.

O presidente da Casa de Leis, o deputado Ademar Traiano (PSD), fez a abertura do Grande Expediente e transferiu o comando da solenidade à terceira vice-presidente Cristina Silvestri (PSDB). “Uma homenagem que vai, por extensão, a todas as mulheres que trabalham na Assembleia Legislativa, que também merecem a nossa admiração. Todas são guerreiras, determinadas, prestam relevante serviço à casa, uma homenagem também a própria imprensa, que também tem, na grande maioria, mulheres”, disse Traiano.

“Com a entrega da segunda edição do prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima, reafirmamos o compromisso da Bancada Feminina com a valorização das mulheres e com a construção de um mundo com oportunidades iguais para todas nós. Mulheres pioneiras, que abriram portas para que outras gerações tenham coragem, espaço e voz. Nos orgulha o trabalho de todas essas valorosas deputadas que estão lutando por mais políticas públicas. Essas mulheres representam a força, a garra, a determinação e a sensibilidade feminina. Que esse prêmio seja um símbolo de esperança, de inspiração para todas as mulheres”, discursou Silvestri.

Ela escolheu homenagear a advogada e conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Edni Arruda. Primeira mulher a receber a condecoração Medalha Vieira Netto, a mais importante honraria concedida pela OAB Paraná, ela foi a primeira advogada de Guarapuava. Entre 2001 e 2006, foi também a primeira presidente da subseção de Guarapuava.

“Uma satisfação estar ao lado dessas mulheres. A maior bancada da história da Assembleia Legislativa do Paraná, com dez deputadas que tiveram a oportunidade de escolher as homenageadas como forma de reconhecimento a todas as paranaenses”, ressaltou a deputada Maria Victória (PP).

Segunda-secretária da Assembleia, ela entregou a honraria a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa. Ela nasceu em Registro (SP), filha de mãe japonesa e pai descendente de português, teve uma infância simples na zona rural, trabalhou na agricultura familiar. Esposa do governador Ratinho Junior, atua na articulação de ações voltadas à família, mulher, solidariedade e ajuda humanitária, utilizando a ação solidária integrada como uma forma de estabelecer parceria entre governo estadual, municipal e a sociedade.

“Rosy Pinheiro de Macedo abriu as portas dessa casa para todas as demais. Quero agradecer à Mesa Executiva por mais uma vez prestar essas homenagens e também cumprimentar as servidoras desta casa, que sempre têm trabalhado no auxílio das deputadas e dos deputados. Quero dizer que todas as homenageadas são dignas desse prêmio, cada qual na sua área, cada qual com seu valor, com a sua contribuição em prol de toda a comunidade do estado do Paraná”, destacou a líder da Bancada Feminina, deputada Mabel Canto (PSDB).

A deputada prestou sua homenagem à escritora Tatiane de Camargo Wenceslau Joslin. Pastora de crianças da Renovo Kids, ela é mentora de mães cristãs com alunas em mais de 30 países. Escritora e palestrante. Graduada em Odontologia pela UEPG. Pós-graduada em Neurociência, Educação e Desenvolvimento Infantil. Autora do livro Criação Bíblia Compatível e da Escola Maternidade com Graça, seu principal curso on-line.

“Que satisfação poder estar aqui para homenagear mulheres tão valorosas, tão guerreiras, mulheres valentes do Paraná. Aqui a gente não disputa nada, aqui a gente soma, se respeita como mulheres e sabemos que o bem maior é a população paranaense. Eu gostaria que todas as paranaenses recebessem esse prêmio em nome dessas mulheres que estão aqui”, afirmou a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Cantora Mara Lima (REP).

A parlamentar homenageou a presidente da OAB/PR, Marilena Winter. Referência feminina na advocacia e na atuação da mulher na sociedade, é a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da entidade. Procuradora do município de Curitiba e coordenadora do Curso de Direito da PUC-PR. Na Ordem dos Advogados do Brasil foi conselheira titular e integrou a primeira Comissão da Mulher Advogada da OAB/PR.

“Estar aqui era um sonho e quero falar que esse prêmio leva o nome da prima do meu avô, Rosy de Macedo Pinheiro Lima. Então, acabo sendo prima dessa mulher maravilhosa e é com muita honra que nós entregamos essa premiação a vocês”, relembrou a procuradora Especial da Mulher da Assembleia, Cloara Pinheiro (PSD).

Ela entregou a homenagem à professora e designer Patricia Piana Presas Profissional de destaque no cenário do design e da comunicação digital, é diretora de planejamento da premiada agência Pontodesign, de Curitiba. Tem também relevante carreira acadêmica, como professora e coordenadora de cursos de pós-graduação na área de marketing, na FAE Business School, além de ser Diretora de Conteúdo na Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign).

“Uma homenagem às mulheres do nosso Paraná, de diversas profissões em um momento muito importante para todas nós, de podermos estar aqui para conhecer um pouco mais da história de cada uma sobre tudo que vocês vêm fazendo pelo nosso estado Paraná”, declarou a deputada Luciana Rafagnin (PT), cuja homenageada foi a professora, pesquisadora e doutora Carolina Panis.

Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão, ela é pesquisadora visitante no Departamento de Saúde Ambiental da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard e no Departamento de Toxicologia e Farmacologia da Universidade do Arizona, em Tucson, nos Estados Unidos. Atua investigando o impacto da exposição aos agrotóxicos na saúde humana, com foco nos mecanismos de agressividade do câncer de mama.

“São dez mulheres que estão fazendo a diferença no Paraná e na vida dos paranaenses. Essa homenagem é uma oportunidade para refletirmos sobre as conquistas, desafios e contribuições das mulheres no nosso Paraná. E é um momento para reconhecermos a força, a resiliência e o papel que as mulheres desempenham em todos os aspectos da sociedade. A gente sabe o quanto as mulheres têm sido agentes de mudança ao longo da história, lutando por igualdade, justiça e direitos humanos. Elas têm liderado movimentos sociais, promovido a inclusão e inspirado gerações futuras a alcançar os seus sonhos. E foi assim que eu escolhi minha homenageada”, contou a deputada Flávia Francischini (União), se referindo à empresária Clemilda Thomé.

Empreendedora, ela fundou a Neodent com Geninho Thomé, líder nacional em implantes dentários, adquirida pelo grupo suíço Straumann em 2015. Também fundou ILAPEO, uma instituição de ensino odontológico transformada em faculdade em 2016. Expandiu seus negócios para importação, exportação e gastronomia. Ativa na área social, ocupou cargos de destaque em diversas associações e institutos.

“Nós nos desdobramos para fazer as coisas acontecerem. Hoje estou na Assembleia, mas não foi fácil chegar até aqui. Fui a primeira vereadora de Pinhais, vice-prefeita, prefeita e hoje, como deputada estadual, estou trabalhando em prol da nossa cidade, da nossa população e quero parabenizar cada uma das homenageadas”, disse a deputada Marli Paulino (SD).

Ela homenageou a gestora do projeto social Arte e Expressão, Grasiele da Silva, que atende meninas de 6 a 12 anos, em situação de vulnerabilidade social, moradoras da cidade de Colombo (RMC). A iniciativa tem o objetivo de oferecer elementos culturais, trabalhar a postura e o comportamento das crianças, através da dança contemporânea e o ballet.

A deputada Ana Júlia (PT) homenageou a advogada Marilda Ribeiro. Advogada, a primeira da sua família, de 10 irmãos, a acessar o ensino superior, assessora educacional da APP Sindicato, integrante do Coletivo de Mulheres do PT e da Marcha Mundial das Mulheres. Referência na luta feminista classista, dedica sua vida e seu tempo na promoção da dignidade das mulheres acreditando que apenas o fim do capitalismo e do machismo irá promover a igualdade de gênero. A parlamentar não estava presente non evento devido à participação em um evento internacional.

A luta continua

A deputada Márcia Huçulak (PSD) homenageou a pediatra e diretora presidente do Instituto Saúde para todos, Mariângela Galvão que falou em nome das demais agraciadas. “É uma homenagem a todos os trabalhadores de saúde, porque a imensa maioria é de mulheres. Gostei muito da cerimônia, por ver essa diversidade de experiência, de idade. Muitas homenageadas com muito futuro e trabalho a fazer. Me sinto muito honrada nesta semana do Dia Internacional das Mulheres. O recado que fica é que a luta continua. Houve muitos avanços na questão de igualdade de gênero, mas nós estamos muito longe ainda de chegar naquilo que é o ideal, para um protagonismo maior da mulher na sociedade”, afirmou Mariângela.

Com especialização e mestrado em saúde pública pela Universidade de Londres, no Reino Unido, a homenageada foi servidora da prefeitura de Curitiba e da Secretaria de Estado da Saúde onde ocupou diversos cargos de direção. No Ministério da Saúde, entre 2006 e 2010, assumiu como Diretora do Departamento Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, onde liderou negociações de preços bem-sucedidas com empresas farmacêuticas para baixar o preço da medicação para o HIV.

Foi diretora-geral adjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) responsável pela divisão de Acesso a Medicamentos e Produtos Farmacêuticos e diretora de Direitos Humanos, Gênero, Prevenção e Mobilização Comunitária no Programa das Nações Unidas para o HIV-Aids (Unaids), em Genebra. No período da pandemia teve atuação preponderante no apoio para o desenvolvimento e distribuição de vacinas e medicamentos para todos os países.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação