(sonora)
Os funcionários efetivos acompanharam ali no plenário o anúncio. Eles foram convidados pelo presidente para participarem desse momento. Maria Joaquina de Paula, a Kika, como é conhecida, estava entre eles. Ela vai ser uma das beneficiadas com a medida. Ela é funcionária da Assembleia há 29 anos. Atua na Diretoria de Assistência ao Plenário. Para Kika, a progressão representa o reconhecimento pelo tempo de serviço prestado na Casa.
(sonora)
Em 26 anos de Casa, a coordenadora de Autografia, Giana carneiro da Silva, conta que essa foi uma das melhores notícias que já recebeu. Ela se emocionou e disse que tem orgulho de fazer parte do quadro de funcionários da Assembleia neste momento.
(sonora)
Com a progressão, os funcionários, a maior parte, com mais de 20 anos de carreira, receberão as gratificações que nunca tiveram ao longo do tempo. Se isso tivesse acontecido, eles teriam que, a cada dois anos, receber um valor a mais como uma promoção. O impacto na folha de pagamento vai ser de R$ 900 mil reais por mês. São 386 servidores efetivos, que estão trabalhando atualmente.
As promoções são por tempo de serviço, merecimento e também pelos títulos, cursos de especialização que eles fizeram no período em que trabalharam. Para avaliar a situação dos funcionários foram formadas comissões, que tiveram o apoio da Diretoria de Pessoal. Tudo para garantir uma aposentadoria justa aos servidores. Com a regularização, muitos destes servidores devem se aposentar, o que não faziam em função do valor que ganhavam. Com isso, o próximo passo será a elaboração de um concurso para preencher essas vagas, afirmou o presidente Traiano aos jornalistas.
(sonora)
De Curitiba, Cláudia Ribeiro.