Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Presidente da Câmara de Maringá propõe parceria com Escola do Legislativo

Vereadora Majorie Catherine Capdeboscq solicitou a realização de cursos como os de técnica legislativa e práticas de compliance para formação para servidores municipais

Reunião da vereadora de Maringá Majorie Catherine Capdeboscq (PP) com servidoras da Escola do Legislativo.
Reunião da vereadora de Maringá Majorie Catherine Capdeboscq (PP) com servidoras da Escola do Legislativo. Créditos: Naiara Generoso

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná recebeu, na manhã desta quinta-feira (10), a presidente da Câmara de Vereadores de Maringá, Majorie Catherine Capdeboscq (PP). A parlamentar se inteirou sobre os cursos promovidos e manifestou interesse em replicá-los aos servidores da instituição maringaense. O contato de Majorie com a ALep foi intermediado pela deputada Maria Victoria (PP), 2ª Secretária da Casa de Leis.

“É um primeiro diálogo e já fomos muito bem recebidos pela equipe técnica”, elogiou a vereadora, que sugeriu uma parceria entre a Escola do Legislativo de Maringá, vinculada à Câmara Municipal, e a Escola do Legislativo da Alep. “Buscamos referências de cursos, de capacitações, de ideias inovadoras. Nós queremos aproximar cada vez mais o Legislativo, tanto estadual quanto municipal, das pessoas”.

De acordo com a vereadora, há interesse em levar os cursos referentes à técnica legislativa, à implementação de Inteligência Artificial (IA) pelo Poder Público e à implementação de práticas de compliance, controladoria e transparência. A presidente da Casa de Leis municipal destacou a referência da Alep no tema, certificada pela conquista do Selo Diamante Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) em 2024.

“Uma das missões da Escola do Legislativo da Assembleia do Paraná é garantir que o conhecimento dos nossos técnicos qualificados seja difundido”, frisou Jeulliano Pedroso, diretor da Escola. A parceria direta com um legislativo municipal, se concretizada, seria inédita, conforme Pedroso.

Processo legislativo, técnicas legislativas e temas relacionados à comunicação, gestão, sustentabilidade e maior eficiência do Poder Público estão entre as formações promovidas hoje pela Escola do Legislativo. Elas são ministradas na sede da Alep, em eventos próprios e nas edições da Assembleia Itinerante.

Ao fim da conversa com Majorie Catherine Capdeboscq, os servidores da Escola do Legislativo da Alep orientaram a gestora a oficiar o Parlamento estadual, manifestando o interesse. A etapa é importante para dar sequência às tratativas.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação