Presidente de Associação que atende portadores de Parkinson expõe queda nos atendimentos

11/04/2022 18h24 | por Cláudia Ribeiro
Podcast O Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson foi lembrado durante o Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná.

O Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson foi lembrado durante o Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

O Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson foi lembrado durante o Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná.

 

A convite do deputado Michele Caputo (PSDB), usou o segundo horário do Grande Expediente da sessão plenária desta segunda-feira (11), da Assembleia Legislativa do Paraná, Sandra Salomão Cury Riechi, presidente da Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo. O 11 de abril é o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson.

Ela lembrou que muitas pessoas desconhecem a doença, que surge de forma leve e se o paciente descobre no início, as chances de ter um tratamento adequado e garantir qualidade de vida é infinitamente maior, sem que a doença progrida

Sandra, que é portadora de Parkinson, explicou que a Associação em Curitiba, criada há mais de 20 anos, oferece tratamentos com neurologistas, psicólogos, fisioterapeutas, uma equipe multidisciplinar de referência, e tem a única farmácia do Brasil que oferece todos os medicamentos para o tratamento.

Além da presença no Poder Legislativo, os membros da Associação montaram uma barraca no centro de Curitiba para levar informação ao público.  Com a pandemia de covid-19, os atendimentos despencaram, segundo Sandra, que quer divulgar a importância do tratamento.

(O Parkinson afeta o sistema nervoso central prejudicando a coordenação motora, a fala, o equilíbrio, causando os tremores, em muitos casos, entre outros sintomas.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação