O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), afirmou nesta sexta-feira (27) que vai abrir as portas da Assembleia Legislativa para a sociedade organizada e aproximar o Legislativo da população. As novas medidas para ampliar o contato entre a sociedade e os deputados foram anunciadas durante reunião da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP), em Francisco Beltrão. Traiano participou da reunião a convite da Associação, da qual também foi presidente em 1988, quando era prefeito de Santo Antonio do Sudoeste.
Para uma plateia formada por cerca de duzentas pessoas – prefeitos, vereadores, empresários e lideranças regionais – Ademar Traiano anunciou que vai usar todas as ferramentas necessárias para que um número cada vez maior de paranaenses possa acompanhar o trabalho da Assembleia. “O maior fiscal do poder público é a transparência. Por isso, estamos criando mecanismos para permitir que a população possa interagir em tempo real com a Assembleia”, afirmou o presidente, citando programas de multimídia que estão sendo implantados para interagir com milhares de pessoas de forma simultânea pelas mídias sociais.
Outra medida com a finalidade de mudar a forma de comunicação com os paranaenses, segundo Ademar Traiano, será levar à Assembleia Legislativa estudantes do ensino médio e universitários de todas as regiões do Paraná, para que possam conhecer o funcionamento da Casa e poder participar de debates com os deputados. “Vamos fazer sessões de bate-papo com os jovens para que eles possam fazer perguntas, participar de forma mais presente nas decisões políticas e possam conhecer o processo de elaboração de projetos pelos deputados”, explicou Traiano. “O homem público que não compreender o clamor das ruas está fadado ao insucesso. Estamos procurando dar transparência total às ações da Assembleia”, completou.
Interlocutor dos prefeitos – Além de detalhar o trabalho para melhorar a imagem do Legislativo, o presidente Ademar Traiano fez um apelo para que todas as forças políticas, empresariais e religiosas do Sudoeste se unam em torno de uma obra que será um marco no desenvolvimento econômico da região, a duplicação da PR-280, entre Pato Branco e Francisco Beltrão, com trincheiras e viadutos.
Segundo o presidente Ademar Traiano, será feita uma Parceria Público-Privada (PPP) para execução da obra e as conversações a respeito estão adiantadas. “Marcamos para terça-feira (31), na sala da Presidência da Assembleia, uma reunião com representantes do Governo do Estado e deputados da região Sudoeste para agilizar a PPP e viabilizar a obra, que vai atrair novos investidores e acelerar a economia da região”, assegurou Traiano. O presidente também falou sobre outras obras do Estado para a região e sobre a situação financeira do governo, que está sendo equilibrada com medidas de contenção de gastos.
O presidente da AMSOP e prefeito de São João, Altair Gasparetto, disse que a presença de Traiano fortalece os pleitos dos prefeitos junto a outros órgãos estaduais e federais. “Traiano já foi prefeito e presidente da AMSOP, sabe das necessidades dos pequenos municípios e está do nosso lado nas lutas que são suprapartidárias. É isso que queremos e precisamos”, disse Gasparetto, referindo-se às reivindicações da Carta do Sudoeste.