Presidente do Conselho Federal de Medicina profere palestra na Assembleia

12/03/2012 19h36 | por Nádia Fontana, com informações da assessoria parlamentar
Presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto D'Ávila, recebe os cumprimentos do deputado Ney Leprevost (PSD).

Presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto D'Ávila, recebe os cumprimentos do deputado Ney Leprevost (PSD).Créditos: Nani Gois/Alep

Presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto D'Ávila, recebe os cumprimentos do deputado Ney Leprevost (PSD).
O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz D’Ávila, proferiu palestra no Plenarinho da Assembleia Legislativa, na noite desta segunda-feira (12), sobre o tema “Medicina, Saúde e Equidade”. Na ocasião, o médico foi homenageado pelo deputado Ney Leprevost (PSD), propositor do evento e líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania.

D’Ávila, que exerce a medicina há 35 anos, enalteceu a importância de se discutir o papel do médico e a justiça distributiva, no sentido de que todos devem ter o mais pleno acesso à saúde. “Temos no Brasil 370 mil médicos, num país com grandes variedades regionais, onde há carência de profissionais no interior porque não existe uma política que estimule os jovens a atuar no interior”, declarou. Na opinião dele, estamos vivenciando um momento conturbado, que revela a falta de interesse mínimo do governo em buscar uma solução para a melhoria da saúde pública.

O presidente do CFM é cardiologista, médico do trabalho e ainda professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestre em Neurociência e Comportamento (1978 – UFSC) e doutorando em Bioética, na Universidade do Porto (Portugal). “Instruir e conscientizar é exercer a cidadania, trazendo a população para debater um dos temas mais importantes para si: saúde de qualidade e igual para todos”, afirma Leprevost, ao falar sobre a importância dos debates em torno das questões da saúde.

Ética – D’Ávila acumula anos de experiência dentro da rede de conselhos de medicina e desde 1999 vem representando o estado de Santa Catarina junto ao CFM, onde, em gestões anteriores, também já ocupou os cargos de corregedor e de 1º vice-presidente. O Conselho Federal de Medicina é um órgão que possui atribuições constitucionais de fiscalização e normatização da prática médica. Criado em 1951, sua competência inicial reduzia-se ao registro profissional do médico e à aplicação de sanções do Código de Ética Médica.

Nos últimos 50 anos, o Brasil e a categoria médica mudaram muito, e hoje, as atribuições e o alcance das ações deste órgão estão muito mais amplas, extrapolando a aplicação do Código de Ética Médica e a normatização da prática profissional. Atualmente o Conselho Federal de Medicina exerce um papel político importante na sociedade, atuando na defesa da saúde da população e dos interesses da classe médica. Além de zelar pelo desempenho ético da medicina e pelo bom conceito da profissão, o CFM organiza uma série de atividades e presta diversos serviços aos médicos e à sociedade brasileira.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação