Presidente participa de lançamento de pacote para ajuda a vulneráveis e garante apoio da Assembleia Programa do Governo do Estado vai destinar mais de R$ 100 milhões em medidas para a proteção da criança e adolescentes, além de curso de capacitação para os adultos.

20/04/2021 12h27 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar

Programa do Governo do Estado vai destinar mais de R$ 100 milhões em medidas para a proteção da criança e adolescentes, além de curso de capacitação para os adultos.Créditos: Jonathan Campos/AEN

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), participou hoje, junto com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, no Palácio Iguaçu do lançamento de um novo pacote social para ajudar as famílias mais vulneráveis. Serão R$ 109 milhões divididos em seis ações para amenizar os efeitos da pandemia na vida dos cidadãos.

Segundo Traiano, “a Assembleia, dada a urgência e a relevância dessas ações, no que depender da Assembleia, a tramitação das medidas que viabilizaram esse pacote tramitarão com celeridade máxima para amenizar o sofrimento do nosso povo”. O deputado enfatizou também a preocupação social do governo do Estado que, “durante todo o decurso dessa pandemia, vem tomando medidas para amenizar as consequências sociais dessa catástrofe sanitária”.

A maior parte dos recursos do pacote, no valor de R$ 62 milhões, será destinada para a proteção de crianças e adolescentes em situação de risco. É o maior aporte do FIA em 30 anos. O Estado também vai distribuir cestas básicas para famílias de 12 mil crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, portadores de alguma deficiência e que estejam matriculados em instituições de ensino especializadas. A intenção é garantir a segurança alimentar neste período de pandemia. A estimativa é beneficiar cerca de 300 associações. Serão R$ 3,48 milhões oriundos do FIA

Também como forma de aumentar a renda dos mais vulneráveis, o Governo do Estado começou a pagar em abril um complemento ao programa Bolsa Família, do governo federal. Estão sendo atendidas mensalmente 24.500 famílias, inicialmente até dezembro, totalizando R$ 10 milhões ao longo de 2021. O benefício, explicou o governador Ratinho Junior, não requer adesão por parte dos municípios. “É uma transferência direta e automática às pessoas que já recebem Bolsa Família e estão dentro dos critérios estabelecidos”, disse.

Serão atendidas famílias em situação de extrema pobreza, com renda per capita inferior a R$ 99 por mês. O valor médio do auxílio é estimado em R$ 45, variando de caso a caso, de acordo com os rendimentos. Os recursos são do Tesouro do Estado.

O lançamento do programa também repercutiu durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa. O primeiro secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), destacou que "essas ações se somam aos benefícios federais e municipais que procuram mitigar a situação das famílias mais pobres do Paraná nesta pandemia. No decorrer deste ano, essas famílias vão precisar do apoio forte do Estado (nos campos federal, estadual e municipal) que vai desde colocar comida na mesa, criação de frentes de trabalho e na retomada da economia com foco principal a este segmento".

O líder do Governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri (PSD), falou dos valores a serem aplicados pelo governo nas seis ações propostas. Ele destacou o investimento em um novo edital para compra de alimentos da agricultura familiar, no valor de R$ 27 milhões e que vai atender 1.207 entidades que cuidam de pessoas em situação de risco. A expectativa é distribuir 4,9 mil toneladas de alimentos, beneficiando 250 mil pessoas. “Um projeto que fomenta a agricultura familiar que é defendida por muitos deputados aqui nesta Casa”, disse.