Presidente Traiano anuncia projeto inovador na Assembleia: o Parlamento Universitário

13/06/2016 17h51 | por Kharina Guimarães
Podcast
Viver o dia a dia dos deputados estaduais por uma semana, poder apresentar projetos de lei e acompanhar todo o processo para aprová-los.  A experiência inédita no âmbito estadual será vivida por 54 acadêmicos de Direito da Universidade Federal do Paraná no próximo mês de julho, durante o recesso parlamentar do Legislativo estadual. O Projeto Parlamento Universitário foi lançado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), nesta segunda-feira (13).

A iniciativa é uma parceria entre a Assembleia e a Universidade Federal do Paraná e faz parte das ações adotadas pela presidência do Legislativo para aproximar a população do parlamento, como explica o deputado Ademar Traiano.

Sonora

Paulo Queiroz, presidente do Partido Democrático Universitário, enalteceu a receptividade da Assembleia ao projeto.

 

Sonora

 

Durante o projeto, universitários selecionados passarão a desenvolver as atividades parlamentares como se fossem deputados. Eles serão organizados em partidos políticos, seguindo a representatividade partidária da Casa de Leis, e deverão atuar na estruturação política do Parlamento simulado. O direito Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, explica que a questão técnica também será comtemplada, com a apresentação de projetos de lei, composição de comissões e votações.

 

Sonora

 

O Parlamento Universitário vai suprir uma necessidade dos acadêmicos para a melhor compreensão do processo legislativo. Segundo o secretário-geral do Parlamento Universitário, Henrique do Vale, o tema complexo muitas vezes é tratado de forma superficial nos currículos universitários.

 

Sonora

 

Os 54 universitários selecionados participarão de um treinamento com professores da UFPR e com o diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi.

 

Sonora

 

A partir daí os “deputados fictícios” estão aptos para apresentar os projetos de lei que serão analisados pelas “comissões simuladas”. As propostas em condições de seguirem para Plenário serão discutidas e votadas em sessões que devem acontecer entre os dias 18 e 22 de julho.

O Parlamento Universitário foi idealizado a partir da experiência do Projeto Politeia, uma parceria do Instituto de Ciência Política da UnB (Universidade de Brasília) com a Câmara dos Deputados. Há dez anos, as atividades parlamentares são simuladas para complementar a formação dos alunos nos cursos de Ciência Política e Comunicação Social.

 

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação