Presidente Traiano prestigia posse da nova cúpula diretiva do TRE-PR Desembargadores Luiz Taro Oyama e Gilberto Ferreira assumem como presidente e vice, respectivamente, e serão responsáveis pela condução do processo eleitoral de 2018.

02/02/2018 11h12 | por Jaime S. Martins.
Sessão Plenária.

Sessão Plenária.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Sessão Plenária.
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB), participou na quinta-feira (1º) da posse do presidente do Tribunal Regional do Paraná (TRE-PR), Luiz Taro Oyama, e do vice-presidente e corregedor Gilberto Ferreira. Oyama substitui o desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira. O evento foi prestigiado por diversas autoridades, entre eles o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Renato Bettega, o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Durval Amaral, além de desembargadores, deputados estaduais e federais.

Traiano destacou a parceria entre Assembleia e TRE-PR. Desde que Traiano assumiu a presidência da Alep, em fevereiro de 2015, o Legislativo tem contribuído, através de seus canais de comunicação, para ações de divulgação das campanhas de estímulo ao voto e a participação da sociedade na política. Também frisou os eventos da Escola do Legislativo, que realizou palestra sobre a legislação eleitoral. “A Assembleia tem um bom entendimento com o TRE. Construímos propostas juntos, desde a biometria que tivemos uma participação efetiva por solicitação do desembargador Xisto, até o trabalho para o não fechamento das zonas eleitorais no estado. É interesse nosso ter essa relação estreita e, a toda e qualquer iniciativa que vise melhorar ainda mais a eficiência do TRE a Assembleia dará a sua contribuição”, disse Traiano.

A parceria mais recente aconteceu nas campanhas para a realização do cadastro biométrico e recadastramento eleitoral, o que rendeu à Assembleia a conquista do prêmio “Boas Práticas Eleitorais edição 2017 - Biometria”, na categoria “Biometria e a Imprensa”, pelas reportagens e série de entrevistas realizadas pela Diretoria de Comunicação e veiculadas pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo paranaense.

Ao concluir seu mandato de presidente, o desembargador Xisto Pereira lembrou as parcerias que o TRE-PR fez durante sua gestão e destacou o trabalho conjunto para o não fechamento das zonas eleitorais no Paraná. A princípio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) previa o fechamento de 87 zonas eleitorais, a grande maioria em municípios de pequeno porte. Ao final do trabalho, serão extintas 15, em grandes cidades.

“Deixo o TRE para voltar ao Tribunal de Justiça com uma imensa gratidão aos servidores daqui. Destaco a importância e o respeito da classe política com a Justiça Eleitoral no movimento de conscientização dos ministros do TSE sobre o fechamento de zonas eleitorais. Depois de quase seis meses o resultado não poderia ser outro, apenas 15 zonas eleitorais em municípios grandes serão fechadas. Faço aqui meu agradecimento especial a todos os envolvidos, aos deputados estaduais e federais e associações que estiveram conosco”, disse o ex-presidente do TRE-PR, desembargador Xisto Pereira.

 

Posse – A nova cúpula diretiva do TRE-PR será a responsável pela organização das próximas eleições e já trabalha com um novo número de eleitores com cadastro biométrico no Paraná. A gestão passada conseguiu atingir a marca de 6,5 milhões de eleitores cadastrados biometricamente, ou seja, 85% do eleitoral paranaense. Ainda neste ano, a previsão da nova direção é chegar a 90% e, em 2019, ter 100% dos eleitores paranaenses recadastrados. “Seremos um dos primeiros estados do Brasil a ter 100% do eleitorado com biometria”, afirmou o vice-presidente empossado, desembargador Gilberto Ferreira.

O novo presidente, desembargador Luiz Oyama, relatou que irá valorizar os servidores do órgão, bem como trabalhar no aprimoramento do processo de tecnologia e de sustentabilidade nas ações do TRE-PR e espera que as eleições deste ano ocorram sem grandes problemas, apesar dos desafios que o processo impõe. “Sei que as eleições de 2018 serão um desafio ainda maior diante da conjuntura nacional de crise econômica e social, mas que transcorram de modo tranquilo em prol da democracia”.

 

Currículo

DES. LUIZ TARO OYAMA

Filho de Masanobu Oyama e Taeko Ishida Oyama, nasceu em Guaíra (PR). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, turma de 1982. Ingressou na magistratura após concurso para juiz substituto, sendo nomeado em dezembro de 1986 para a comarca de Laranjeiras do Sul. Exerceu a mesma função em Castro. Nomeado juiz de direito em dezembro de 1988, judicou nas comarcas de Capitão Leônidas Marques, Goioerê, Cascavel e Curitiba. Foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná em novembro de 2008. Foi Coordenador do Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça no biênio 2013/2014 e é Professor licenciado da Escola da Magistratura do Paraná, onde leciona Prática Processual Penal. Assumiu em fevereiro de 2017 a Vice-Presidência e Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

DES. GILBERTO FERREIRA

Ingressou na magistratura através de concurso público em 1984, quando atuou como juiz substituto na comarca de Jacarezinho. Foi titular das comarcas de São Jerônimo da Serra, Ribeirão Claro, União da Vitória, Paranaguá e Curitiba, até ser promovido a juiz substituto em 2º grau, atuando na 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Mestre em Direito das Relações Sociais (UEL), especialista em Direito Contemporâneo (IBEJ/PUC) e em Direito processual (IBEJ/Positivo). Foi idealizador da Central de Penas Alternativas de Curitiba (a 1ª do Brasil); do projeto Ser Social e do programa de rádio Justiça para Todos, da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR). Foi professor e diretor-geral da Escola da Magistratura do Paraná; presidente da AMAPAR; coordenador da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para a Região Sul; juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça; integrante do "Projeto Paraná Sentença em Dia" e membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral. Membro da Academia de Cultura José de Alencar de Curitiba e da União Brasileira de Trovadores-Curitiba, é autor dos livros "Aplicação da Pena", "O Rio Nasce na Montanha e Segue Rumo ao Mar" e "Minhas Histórias". Tomou posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná em dezembro de 2013.




 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação