Pressão alta, um mal silencioso que mata! Especialistas alertam sobre a importância da prevenção desse problema, importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e renais.

26/04/2019 13h45 | por Nádia Fontana

Créditos: Lucas Lambertucci/Arte

Você sabe como “anda” sua pressão arterial? Com o objetivo de alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde, especialmente em relação as consequências da hipertensão que pode atacar homens, mulheres e até crianças, foi instituído no estado do Paraná o Dia Estadual de Combate à Hipertensão Arterial, celebrado hoje, dia 26 de abril. Essa medida é resultado de um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) pelo então deputado estadual Ney Leprevost, atualmente deputado federal licenciado (ele é o secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho). A proposição foi transformada na Lei estadual nº 18.850/2016. Durante as discussões da proposta Leprevost destacou a importância da promoção de campanhas e ações para conscientizar a população sobre a prevenção desta doença. Ele lembrou que a hipertensão arterial faz com que o coração tenha que exercer um esforço muito maior do que o normal para fazer circular o sangue pelos vasos sanguíneos.

Conforme a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), que congrega especialistas de várias áreas, “a hipertensão é muito comum, acomete uma em cada quatro pessoas adultas. Assim, estima-se que atinja em torno de, no mínimo, 25 % da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão”.

Doenças – Um documento intitulado "Linha Guia de Hipertensão Arterial” publicado no site da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) do Paraná destaca que “a ênfase do papel da equipe multiprofissional no tratamento do hipertenso fortalece a percepção de que o controle da pressão arterial passa por mudanças no estilo de vida do paciente, trazendo à luz outra visão do binômio saúde/doença”. E acrescenta: “A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo. Ela é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais, sendo responsável por pelo menos 40% das mortes por acidente vascular cerebral (AVC), 25% das mortes por doença arterial coronariana e, em combinação com o diabetes, 50% dos casos de insuficiência renal terminal”. 

Alertas – De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, “hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe”. A entidade alerta ainda que “a pressão alta ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao "derrame cerebral" ou AVC. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos”. “Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado, bem conduzido por médicos”, enfatizam os especialistas da SBH.

*Para saber mais sobre hipertensão é só acessar o documento publicado pela SESA: http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/web_final_hipertensao_linhaguia.pdf 

*Confira também o que diz a lei estadual clicando neste link:  http://portal.alep.pr.gov.br/modules/mod_legislativo_arquivo/mod_legislativo_arquivo.php?leiCod=50680&tipo=L&tplei=0

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação