Primeira Reunião da Comissão de Saúde Discute Situação da Dengue e da Febre Amarela

18/03/2011 16h41 | por Nádia Fontana
O combate à dengue e à febre amarela centraliza os debates da primeira reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná, que acontece na próxima segunda-feira (21), às 10 horas. O deputado Dr. Batista (PMN), presidente da Comissão, alerta que a proliferação dessas duas enfermidades, nos últimos anos, demonstra que o problema só pode ser combatido com a adoção de medidas preventivas permanentes.
Por isso, convocou para esta reunião secretários municipais de vários municípios paranaenses, entre eles, Londrina, Maringá, Maripá, Palotina e Jacarezinho. O objetivo é estabelecer um amplo debate sobre as ações implementadas em todas as regiões e também estimular a troca de experiências. O parlamentar é autor de um projeto de lei (nº 143/07) – vetado pelo ex-governador Roberto Requião – que criava no Estado o Programa de Combate à Febre Amarela e à Dengue. No início desta 17ª Legislatura o veto foi, no entanto, mantido.
O chefe do Executivo da época não sancionou a proposta do Dr. Batista sob o argumento de “falta de interesse público, visto que desde 1996 já existe o programa de combate à dengue nos moldes preconizados pela OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e que o SUS (Sistema Único de Saúde) detém a competência para formular as diretrizes gerais das políticas de saúde”.
Participam da reunião da próxima na segunda-feira, na Sala das Comissões da AL, todos os integrantes da Comissão de Saúde do Legislativo, formada pelos deputados Nelson Luersen (PDT), Nereu Moura (PMDB), Toninho Wandscheer (PT), Adelino Ribeiro (PSL), Luiz Eduardo Cheida (PMDB) e Marla Tureck (PSC).
Informe – De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, os casos de dengue no Paraná concentram-se basicamente em quatro municípios: Londrina, Jacarezinho, Cornélio Procópio e Foz do Iguaçu. Essas regiões somam 81,9% dos casos da doença. Nas outras cidades do Estado a situação estaria sob controle. A informação é da Secretaria, que divulgou na última segunda-feira (14) o novo informe semanal com os números da dengue no Paraná.
O informe contabiliza mais de 19 mil notificações de dengue no Estado este ano. Desse total, 3.333 casos foram confirmados, sendo 120 “importados”, isto é, casos em que a doença foi contraída em outras localidades. Em Londrina 1.648 pessoas foram contaminadas por dengue. Jacarezinho registra 502 casos, Cornélio Procópio 309 casos e Foz do Iguaçu 270 confirmações. Desde o início do ano, seis mortes foram confirmadas: duas em Londrina e quatro em Jacarezinho.
Já dados da Secretaria Estadual de Saúde sobre a febre amarela revelam que no combate a essa enfermidade um grande percentual (em torno de 85%) de paranaenses que moram em regiões de risco foi vacinado nos últimos dez anos. Em 2008, foram notificados 127 casos, mas houve apenas um óbito por febre amarela, além disso, foram enviadas ao Paraguai cerca de 55 mil doses de vacina, para prevenir o risco de surto.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação