Primeiro semestre de 2020 foi de produção intensa na Assembleia, mesmo com a pandemia

16/07/2020 16h52 | por Trajano Budola
Podcast Trabalhos na Assembleia Legislativa do Paraná não serão interrompidos em julho e a implantação de sistemas digitais permitiu a manutenção das atividades em plenário durante a pandemia de forma segura.

Trabalhos na Assembleia Legislativa do Paraná não serão interrompidos em julho e a implantação de sistemas digitais permitiu a manutenção das atividades em plenário durante a pandemia de forma segura.Créditos: Dálie Felberg/Alep

O primeiro semestre de 2020 foi de produção intensa na Assembleia Legislativa, apesar de todas as mudanças e restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Sem recesso neste meio de ano o plenário, adaptado para os debates em formato remoto, já contou com 103 sessões ordinárias e extraordinárias. Foram mais de 1,5 proposições protocoladas pelos deputados, entre projetos de lei, requerimentos e pedidos de informações ao Poder Executivo.

Somente nas sessões remotas foram aprovadas 135 leis, decretos legislativos e resoluções. E apenas para ajudar no combate ao Novo Coronavírus, foram 35 projetos de lei aprovados pelos parlamentares. A maior parte dos servidores tem desempenhado suas funções por home-office, para garantir a segurança de todos. E os canais de comunicação oficiais têm sido fundamentais para isso.

Neste primeiro semestre a Assembleia ganhou um novo e inédito canal de televisão com sinal aberto. O 20.2 transmite a programação da TV Assembleia o dia todo, com as sessões plenárias e todas as reuniões on-line que não param de acontecer. Aliás, as comissões temáticas e frentes parlamentares estão funcionando a todo vapor, com convidados que falam dos temas propostos do lugar onde estão e sem se preocupar com os encontros presenciais.

Para o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), a soma de esforços de todos os parlamentares e funcionários do Legislativo garante à população a agilidade do poder público para enfrentar um dos períodos mais difíceis que já atravessamos.

SONORA ADEMAR TRAIANO

De acordo com o primeiro secretário da Assembleia, Luiz Cláudio Romanelli (PSB), o Legislativo Paranaense demonstrou que é muito capaz de se reinventar e servir aos cidadãos da melhor forma.

SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI