Procurador de Justiça Vani Antônio Bueno, coordenador do Centro de Apoio Técnico à Execução (CAEX) do Ministério Público do Paraná (MP-PR), é o convidado desta sexta-feira (19) do programa “Espaço da Cidadania”, que vai ao ar na TV Assembleia (Canal 16 da NET), às 21h30, com reprise no sábado (20), às 13 horas. Ele fala à jornalista Jordana Martinez sobre os efeitos da tecnologia da informação na atuação do órgão. O CAEX divide-se em dois núcleos, um de apoio técnico especializado, que conta com auditores, contadores, economistas, assistentes sociais e um perito engenheiro civil; e outro que concentra o trabalho de inteligência e onde se situa o laboratório de lavagem de dinheiro, uma espécie de arquivo de dados cadastrais e informações bancárias e fiscais que auxiliam processos investigatórios e só podem ser acessados mediante autorização judicial.
O material contido no sistema do MP-PR está afeto tanto à área cível quanto à criminal e é muito amplo, abrangendo um mapeamento dos municípios, bacias hidrográficas e vasta gama de informações que podem subsidiar não só as investigações em curso, como a Operação Lava Jato, mas também gestores no planejamento administrativo. O procurador destaca que a moderna tecnologia conferiu maior agilidade ao trabalho do Ministério Público, permitindo o cruzamento de dados e a produção de provas que dão segurança às decisões judiciais.
O programa “Espaço da Cidadania” integra a grade da TV Assembleia, órgão de divulgação do Poder Legislativo, e pretende contribuir para ampliar a integração da sociedade com o Poder Público, apresentando representantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário para esclarecer, de forma coloquial e objetiva, os meios à disposição dos cidadãos para defesa de direitos e reivindicações junto a todas as instâncias de poder.
O programa da TV Assembleia também pode ser acompanhado pelo site da Alep.