Procuradoria da Mulher do Assembleia é destaque na Câmara dos Deputados, em Brasília A deputada Cloara Pinheiro (PSD) foi convidada pela TV Câmara para falar sobre o trabalho da Procuradoria da Mulher da Casa que é a maior do Brasil.

22/04/2024 10h24 | por Assessoria Parlamentar

Para a parlamentar, foi uma honra representar o Estado e poder compartilhar o trabalho em defesa das mulheres.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

Na semana passada, a deputada estadual e Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, Cloara Pinheiro, foi convidada pela TV das Câmaras, em Brasília, para falar sobre a atuação da Procuradoria da Mulher. Isso porque o Paraná se destaca como o estado com o maior número de Procuradorias da Mulher em todo o país, totalizando 153.

Para a parlamentar, foi uma honra representar o Estado e poder compartilhar o trabalho em defesa das mulheres. “As Procuradorias desempenham um papel vital na promoção dos direitos e na proteção das mulheres, enfrentando desafios e buscando soluções para construir uma sociedade mais justa e igualitária. É fundamental destacar a importância dessas Procuradorias como espaços de acolhimento, orientação e defesa das mulheres em situação de vulnerabilidade. Elas representam uma rede de apoio essencial, onde as mulheres podem encontrar suporte e encorajamento para superar dificuldades e buscar justiça”, ressalta.

A viagem até Brasília contou com várias reuniões importantes, representando a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia. Seguem as agendas realizadas na capital do País:

- TV Câmara: eles estão fazendo um documentário para falar sobre a atuação da Procuradoria da Mulher em todo o Brasil e o Paraná foi convidado para participar como o estado com o maior número de Procuradorias da Mulher em todo o país, totalizando 153;

- Procuradoria da Mulher do Senado: reunião importante na Procuradoria da Mulher do Senado, em Brasília: foi uma oportunidade incrível discutir estratégias para atuarmos em conjunto em prol das mulheres de todo o Brasil;

- Gabinete da Senadora Zenaide Maia, que é Procuradora da Mulher no Senado: trataram sobre questões importantes para a política brasileira, visando beneficiar pessoas com câncer, mulheres e pessoas com deficiência. Abordaram também o trabalho essencial da Procuradoria da Mulher e destacamos as oportunidades que oferecemos para nossas paranaenses;

- Comissão de Assuntos Sociais, no Senado, com o senador Kajuru: trataram de projetos relevantes para a saúde, especialmente para pessoas que têm Diabetes e questões em defesa das mulheres;

- Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados com a deputada federal Benedita da Silva: ela também é 1ª vice-coordenadora da Bancada Negra da Câmara dos Deputados e Coordenadora-geral da Coordenadoria dos Direitos da Mulher da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados. Conversaram sobre a importância vital de leis que promovam os direitos das mulheres e fortaleçam sua voz na sociedade;

- Líder da Bancada do PSD na Câmara dos Deputados, o deputado federal Antonio Britto: discutiram questões partidárias e como o PSD está atuando na defesa dos direitos das mulheres.

- Gabinete da deputada federal Amália Barros, que foi responsável por uma conquista histórica, a Lei 14.126/2021, que classifica a visão monocular como deficiência sensorial: abordaram sobre a luta da deputada que garantiu às pessoas com visão monocular os mesmos direitos e benefícios previstos na legislação para pessoas com deficiência.

“Quero reafirmar meu compromisso de estar sempre ao lado das mulheres, lutando por seus direitos e ampliando suas vozes. Vocês podem contar comigo em todas as batalhas pela igualdade de gênero e pelo respeito aos direitos das mulheres”, reforça Cloara Pinheiro, deputada estadual e Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná.

Encontro

Nesta quinta-feira (25), com a participação de deputadas, procuradoras, vereadoras, prefeitas e secretárias de todo o estado, a Assembleia Legislativa promove, na quinta-feira (25), o 5º Encontro das Procuradorias Especiais da Mulher do Paraná, que já chegam a 153 unidades. O evento será no Plenarinho, às 9 horas.

Diversos temas pertinentes à atuação da Procuradoria, que é comandada pela deputada Cloara Pinheiro (PSD), estarão em pauta para promover o aprofundamento no conhecimento sobre as políticas públicas voltadas às mulheres e bem como o compartilhamento informações sobre os direitos das mulheres para que sejam implantadas nos respectivos municípios.

A Procuradoria Especial da Mulher (ProMu) da Assembleia Legislativa do Paraná é um órgão de defesa dos direitos femininos que trabalha, desde julho de 2019, como a representação do Poder Legislativo na Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero, para aprimoramento de ações existentes e articulação para criação de novas políticas de proteção e empoderamento feminino.