Produção da Alep é 369% maior do que mostra reportagem de TV RPC divulgou dados incorretos sobre a produção legislativa dos deputados no primeiro semestre.

07/08/2019 17h24 | por Diretoria de Comunicação
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) divulgou um relatório completo sobre os projetos apresentados pelos deputados e leis sancionadas, no primeiro semestre deste ano.

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) divulgou um relatório completo sobre os projetos apresentados pelos deputados e leis sancionadas, no primeiro semestre deste ano.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) divulgou um relatório completo sobre os projetos apresentados pelos deputados e leis sancionadas, no primeiro semestre deste ano.

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) divulgou nesta quarta-feira (07) um relatório completo sobre os projetos apresentados pelos deputados e leis sancionadas, no primeiro semestre deste ano, para contestar os dados de uma reportagem da RPC sobre a produtividade do Legislativo. “Não é verdade que a Assembleia aprovou apenas 26 projetos até 16 de julho. Foram aprovadas e sancionadas 72 leis neste período”, afirmou o presidente da Assembleia, Ademar Traiano, durante a sessão plenária. Se for computado o total de leis sancionadas até o final de julho, esse número sobe para 96, representando um percentual 369% maior do que o divulgado pela RPC.

O levantamento oficial foi apresentado pelo Legislativo para restabelecer a verdade diante das distorções e informações incorretas divulgadas pelo noticiário Boa Noite Paraná, da RPC - afiliada da Rede Globo.

A reportagem exibiu um balanço equivocado, na edição da última terça-feira (06), informando que os deputados paranaenses apresentaram 541 projetos de lei, mas aprovaram “apenas 26” até o dia 16 de julho.

O número oficial, no entanto, de acordo com a Diretoria Legislativa da Assembleia, aponta que 96 projetos foram aprovados e sancionados no Paraná, no primeiro semestre, o que representa um volume 369% maior do que o demonstrado pela RPC.

Desse total, foram 72 projetos de lei sancionados até o dia 16 de julho, período analisado pela reportagem. Durante o recesso parlamentar, que terminou no dia 31 de julho, foram sancionadas mais 24 leis ordinárias. A Assembleia também promulgou a proposta de emenda constitucional (PEC) que acabou com a aposentadoria de ex-governadores, apreciou 8 vetos do governador e os deputados apresentaram 2.501 requerimentos.
Há outro número importante que não foi mencionado no levantamento da RPC sobre o trabalho dos parlamentares. No primeiro semestre, foram realizadas 50 audiências públicas para tratar de temas de interesse da sociedade, como a discussão do projeto da Escola Sem Partido e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que acabou com o pagamento de aposentadoria a ex-governadores do Estado. 
“As audiências públicas têm a participação de quem representa a sociedade civil organizada e de especialistas das áreas em debate que levantam os problemas e apontam as soluções. Nós abrimos as portas da Alep para a sociedade vir debater, cobrar de seus representantes, enriquecer nossos projetos”, destacou o 1º Secretário da Alep, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

A Assembleia Legislativa promoveu ainda, neste primeiro semestre, 65 sessões ordinárias, 14 sessões extraordinárias, 21 sessões solenes, além das reuniões semanais das 25 comissões permanentes da Casa.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação