“Profissional admirável”, destaca deputada Márcia Huçulak (PSD) sobre Dr. Pujol, que morreu no sábado (3)

05/06/2023 17h37 | por Assessoria Parlamentar
Podcast “Por onde ele passou deixou um legado de dignidade e compromisso com a vida e as pessoas”, disse Márcia.

“Por onde ele passou deixou um legado de dignidade e compromisso com a vida e as pessoas”, disse Márcia.Créditos: Divulgação

“Por onde ele passou deixou um legado de dignidade e compromisso com a vida e as pessoas”, disse Márcia.

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) destacou em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná, nesta segunda-feira (5), a trajetória profissional do médico Luiz Ernesto Pujol, morto no sábado, aos 76 anos.

“Homem íntegro, afável, um profissional que engrandeceu a medicina”, disse a deputada, que contou com a contribuição do pediatra na elaboração de programas de redução da mortalidade infantil e também na confecção do projeto de lei da telessaúde que tramita na Casa. “Foi grande na sua simplicidade e dignidade. Sua existência tornou o mundo melhor”.

Márcia ressaltou a dedicação com que Dr.Pujol encarou a medicina, que dizia ser sua missão de vida. “Ele não perguntava se o paciente podia pagar a consulta. Se pudesse, pagava, se não pudesse, não pagava”, conta ela. “Isso resume bem a pessoa e o profissional admirável que ele foi. Que siga em luz e paz”.

SONORA Márcia Huçulak (PSD)

Trajetória

Médico muito admirado por colegas e pacientes, Dr. Pujol teve trajetória marcante.

Foi presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) entre 2015 e 2017. Atualmente, ocupava o cargo de secretário-geral do órgão onde foi conselheiro por 20 anos.

Fez parte da primeira turma de médicos formados pela Faculdade Evangélica do Paraná (hoje Evangélica Mackenzie). Foi, ainda, diretor da Sociedade de Pediatria do Paraná e da Associação Médica do Paraná.

No ano passado, recebeu a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, concedida pelo CRM-PR a profissionais com destacada atuação social e humanitária.

“O caminho percorrido por este curitibano ao longo de meio século de profissão foi além dos mais de 40 mil pacientes”, destacou o CRM-PR na ocasião da homenagem, que Dr. Pujol recebeu com surpresa. “A defesa da ética médica, da valorização da profissão e, principalmente, da medicina humana e do papel social do médico são o ofício ao qual se dedica diariamente”.

Infância saudável

Márcia lembrou que o médico também apoiou e atuou em projetos como o Dedica (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), em defesa da infância saudável e de proteção a crianças e adolescentes em situação de risco.

“Tive a honra de aprender e conviver profissionalmente com ele, recebendo sua inestimável ajuda na formulação de projetos que desenvolvemos na saúde pública do Paraná e de Curitiba”, afirmou a deputada, ex-secretária de saúde da capital, citando os programas Protegendo a Vida, Mãe Curitibana e Mãe Paranaense como exemplos que tiveram a colaboração do pediatra.

“Por onde ele passou deixou um legado de dignidade e compromisso com a vida e as pessoas”, disse Márcia.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação