Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Programa "Geração Atitude" é lançado na Assembleia

Podcast
 ((Descrição do áudio))

(começa com Traiano falando sobre o projeto))

A afirmação do presidente da Assembleia, Ademar Traiano, diz respeito à  importância do convênio que o Legislativo  acaba de celebrar com Ministério Público do Paraná, e com os Poderes Judiciário e Executivo para incentivar a prática da cidadania nas escolas da rede estadual de ensino. Por meio do projeto Geração Atitude, estudantes  vão conhecer mais de perto o dia a dia essas instituições de uma forma inovadora. Participando de  gincanas, palestras e aulas  sobre o  que representa e o que significa cada um dos poderes. Depois de receberem cartilhas, os  alunos vão saber como elaborar projetos de lei, fazer emendas e até decretos legislativos e os melhores projetos serão selecionados para que os estudantes componham o Parlamento Jovem Cidadão.

 Esta já é a segunda edição do  “Geração Atitude”. O objetivo é promover a  cidadania junto aos estudantes  para permitir que eles possam viver, na prática, o que ela representa.   Para o procurador-geral de Justiça do Estado,  Gilberto Giacoia, é investindo nas novas gerações que se vai formar um cidadão mais consciente no futuro.

(sonora)

 :  O  “Geração na Escola”, a “Caravana da Cidadania” e a “Gincana da Cidadania” fazem parte das etapas em que o projeto é dividido. O “Geração na Escola”, por exemplo,  são as atividades realizadas por professores, promotores de Justiça e juízes na formação cidadã dos alunos, em sala de aula, com conteúdos  voltados para a cidadania. Também tem a  “Caravana da Cidadania”, um concurso que vai selecionar  os melhores trabalhos dos estudantes e que vai premiar alunos e professores orientadores com uma viagem para Curitiba, onde eles  terão a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento dos três Poderes e do Ministério Público. Outra fase é a distribuição do “Guia do Cidadão”. A publicação, em linguagem simples,  aborda temas como democracia, política, eleições, direito ao voto, cidadania... É a partir destes temas que vai surgir a  “Gincana da Cidadania”, um programa de televisão  educativo-cultural que será gravado em Curitiba e no interior do estado pela TV Assembleia, com o objetivo de disseminar, de forma lúdica, o conteúdo do Guia do Cidadão. Este guia, elaborado pelo Ministério Público,  vai ser enviado aos 32 Núcleos de Educação. Segundo o coordenador do projeto, o promotor Eduardo Cambi, esta parceria com a Assembleia, Governo e Judiciário, torna  os estudantes multiplicadores da cidadania.

(sonora)

  A secretária da educação, Ana Seres Comin,  diz que trabalhar com os jovens dessa forma é um dos caminhos para despertar o interesse deles para temas tão importantes.

(Sonoras))

  A TV Assembleia vai acompanhar o trabalho nas escolas de todo o Paraná e divulgar as ações do Geração Atitude. Você vai poder assistir a emissora oficial da Assembleia no canal 16 da Net, mas se não tiver a operadora aí na sua região, não tem problema. Basta acessar o site www.alep.pr.gov.br/tvassembleia.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação