(começa com Traiano falando sobre o projeto))
A afirmação do presidente da Assembleia, Ademar Traiano, diz respeito à importância do convênio que o Legislativo acaba de celebrar com Ministério Público do Paraná, e com os Poderes Judiciário e Executivo para incentivar a prática da cidadania nas escolas da rede estadual de ensino. Por meio do projeto Geração Atitude, estudantes vão conhecer mais de perto o dia a dia essas instituições de uma forma inovadora. Participando de gincanas, palestras e aulas sobre o que representa e o que significa cada um dos poderes. Depois de receberem cartilhas, os alunos vão saber como elaborar projetos de lei, fazer emendas e até decretos legislativos e os melhores projetos serão selecionados para que os estudantes componham o Parlamento Jovem Cidadão.
Esta já é a segunda edição do “Geração Atitude”. O objetivo é promover a cidadania junto aos estudantes para permitir que eles possam viver, na prática, o que ela representa. Para o procurador-geral de Justiça do Estado, Gilberto Giacoia, é investindo nas novas gerações que se vai formar um cidadão mais consciente no futuro.
(sonora)
: O “Geração na Escola”, a “Caravana da Cidadania” e a “Gincana da Cidadania” fazem parte das etapas em que o projeto é dividido. O “Geração na Escola”, por exemplo, são as atividades realizadas por professores, promotores de Justiça e juízes na formação cidadã dos alunos, em sala de aula, com conteúdos voltados para a cidadania. Também tem a “Caravana da Cidadania”, um concurso que vai selecionar os melhores trabalhos dos estudantes e que vai premiar alunos e professores orientadores com uma viagem para Curitiba, onde eles terão a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento dos três Poderes e do Ministério Público. Outra fase é a distribuição do “Guia do Cidadão”. A publicação, em linguagem simples, aborda temas como democracia, política, eleições, direito ao voto, cidadania... É a partir destes temas que vai surgir a “Gincana da Cidadania”, um programa de televisão educativo-cultural que será gravado em Curitiba e no interior do estado pela TV Assembleia, com o objetivo de disseminar, de forma lúdica, o conteúdo do Guia do Cidadão. Este guia, elaborado pelo Ministério Público, vai ser enviado aos 32 Núcleos de Educação. Segundo o coordenador do projeto, o promotor Eduardo Cambi, esta parceria com a Assembleia, Governo e Judiciário, torna os estudantes multiplicadores da cidadania.
(sonora)
A secretária da educação, Ana Seres Comin, diz que trabalhar com os jovens dessa forma é um dos caminhos para despertar o interesse deles para temas tão importantes.
(Sonoras))
A TV Assembleia vai acompanhar o trabalho nas escolas de todo o Paraná e divulgar as ações do Geração Atitude. Você vai poder assistir a emissora oficial da Assembleia no canal 16 da Net, mas se não tiver a operadora aí na sua região, não tem problema. Basta acessar o site www.alep.pr.gov.br/tvassembleia.