Programa Rádio Assembleia explica princípios e atuação da Ordem DeMolay Com vertente filosófica e filantrópica, organização dirigida pela Maçonaria reúne cerca de 2,5 milhões de meninos de 12 a 21 anos no mundo.

23/10/2018 10h30 | por Ana Luzia Mikos
Ex-deputado estadual Cezar Silvestri.

Ex-deputado estadual Cezar Silvestri.Créditos: Pedro de Oliveira/ALEP

Ex-deputado estadual Cezar Silvestri.
A Ordem DeMolay se intitula como a maior organização mundial juvenil voltada para meninos, com cerca de 2,5 milhões de membros no mundo. Em 2019 completará 100 anos de fundação e, na última semana, foi tema de uma homenagem especial na Assembleia Legislativa do Paraná.

A sessão solene foi proposta pelo deputado Guto Silva (PSD) e presidida pelo deputado Hussein Bakri (PSD). Após o encontro, que precedeu o 13º congresso estadual do grupo, o Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay, Jeferson José Carneiro Junior, e o Mestre Conselheiro Estadual da Ordem DeMolay, Fernando Longo Neto, participaram do programa especial da Rádio Assembleia.

Eles explicaram que a Ordem, fundada no estado do Kansas (EUA), tem como objetivo formar jovens de 12 a 21 anos de idade como melhores cidadãos e líderes, por meio do desenvolvimento e fortalecimento das personalidades. “Nós enfatizamos as sete virtudes necessárias para a boa conduta social que são: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo”, explicou Fernando Longo Neto.

A Ordem DeMolay não é uma instituição maçônica juvenil, embora seja unificada, bancada e dirigida por maçons. Além do desenvolvimento pessoal e filosófico, há ainda uma vertente filantrópica que busca auxiliar a comunidade com doação de cestas básicas, visitas a asilos, arrecadação e entrega de livros, por exemplo.

O nome da ordem homenageia Jacques DeMolay. Cavaleiro templário, expedicionário das Cruzadas, no século XIV, foi preso e morreu queimado por não trair seus irmãos e seguidores, tornando-se um exemplo de fidelidade e tolerância.

Variedades – Além da entrevista sobre um tema diferente por dia, o programa Rádio Assembleia traz os destaques do Legislativo, informações de utilidade pública e o que é notícia no estado.

O programa, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Comunicação da Assembleia, é um conteúdo multiplataforma. O “Rádio Assembleia” pode ser acompanhado pelo site da Assembleia Legislativa, na área destinada ao conteúdo de rádio (http://www.alep.pr.gov.br/divulgacao/radio_assembleia), ou ainda pela TV Assembleia.

Ele vai ao ar na TV após as sessões plenárias que iniciam às 14h30, nas segundas, terças e quartas. Nas quintas, logo após a exibição gravada da sessão do Tribunal de Contas (que inicia às 14 horas). Nas sextas-feiras a transmissão ocorre a partir das 15h30. As reprises acontecem às 22h30, de segunda a sexta-feira.

Ouça o Podcast relacionado