Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Projeto Cultura na Assembleia será lançado com exposição de Celso Coppio

01/04/2015 16h54 | por Diretoria de Comunicação
Obra do artista plástico, Celso Coppio.

Obra do artista plástico, Celso Coppio. Créditos: Divulgação

Obra do artista plástico, Celso Coppio.

Obra do artista plástico, Celso Coppio. Créditos: Divulgação

Obra do artista plástico, Celso Coppio.

Obra do artista plástico, Celso Coppio. Créditos: Divulgação

Obra do artista plástico, Celso Coppio.

O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), lança na próxima segunda-feira (6), às 10 horas, no Espaço Cultural da Casa, o projeto Cultura na Assembleia. Com uma exposição de obras do artista plástico Celso Coppio, o projeto tem como objetivo incentivar e promover a arte e a cultura paranaense, abrindo as portas do Legislativo estadual para os artistas interessados em apresentar seus trabalhos à população do estado. Na Assembleia serão realizadas exposições de pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e lançamento de livros.

Traiano destacou que a medida faz parte de um conjunto de ações que estão sendo criadas pela Mesa Executiva do Legislativo com a finalidade de ampliar o contato entre a sociedade, os deputados e o Parlamento. “No nosso estado temos grandes e importantes artistas, com trajetórias brilhantes como a do Celso Coppio, e também talentos que ainda estão dando os primeiros passos. Ao lançar esse projeto queremos que esses profissionais possam expor suas obras, que esse local seja transformado em mais um importante canal para a justa divulgação dos trabalhos dos artistas de nosso estado”, declarou. 

Ele lembrou ainda que pela Assembleia circulam, diariamente, centenas de pessoas, de Curitiba ou vindas do interior, de outros estados e mesmo de outros países, o que transforma esse local de exposições numa grande vitrine para a divulgação da cultura. 

As obras de Celso Coppio poderão ser visitadas até o dia 16 de abril, entre as 8 horas e as 18h30, de segunda a sexta-feira. O Espaço Cultural da Assembleia Legislativa está localizado ao longo de ampla passarela que faz a ligação entre os prédios da Administração e do Plenário.

O artista – “Eu nasci pintando”. É assim que Celso Coppio se define. O fato é que a família tem enorme influência em seu gosto pela arte. Além de sua tia, que o introduziu na arte da escultura em sua pré-adolescência, seus pais foram seus grandes entusiastas. Sua mãe, Gláucia, era professora e educadora, pintava como autodidata e tinha um enorme talento e criatividade. Sempre muito ativo em suas viagens, Coppio, que nasceu em São Paulo, decidiu, em 1973, conhecer Curitiba. Ouvia sempre falar da cidade e de suas características europeias. Passou alguns dias na cidade e se encantou. Chegou a voltar para São Paulo, mas retornou outras vezes, e desde janeiro de 1980 vive na Capital paranaense. Ele já viajou o mundo todo, mas sem abandonar mais a residência no Paraná.

Quando chegou a Curitiba como pintor de paisagens, praticamente não conseguia sair de casa por causa das baixas temperaturas que, como lembra, congelavam até mesmo seu chá. Foi nessa época que se voltou mais para a pintura da natureza morta. Podia montar cenas em sua própria casa e pintar, tirando apenas uma das mãos de baixo dos cobertores. O trabalho realizado por Celso Coppio já mereceu recomendações por parte de especialistas como Romano Galeffi, filósofo e crítico de arte italiano, fundador da cadeira de crítico de arte na Universidade Federal da Bahia.

Embora o artista seja conhecido como o mestre da natureza morta, título que lhe foi outorgado pela sociedade curitibana, Coppio sempre criou sob os mais variados temas, como nus artísticos, paisagens, figuras e retratos. Durante sua carreira, emoldurada por diversos prêmios e inúmeras exposições, ele transitou com desenvoltura no exterior. Hoje seu acervo se encontra espalhado por todo o Brasil e em vários países do mundo.  E, depois de mais de quarenta anos de atividades profissionais, continua ministrando aulas em sua escola e galeria, onde mantém exposição permanente de suas obras. Celso Coppio orgulha-se, através de suas aulas, de ter formado alunos que hoje figuram com destaque no mercado artístico curitibano e internacional.

Artistas interessados em expor suas obras no Espaço Cultural da Assembleia podem obter informações junto à Diretoria do Cerimonial da Assembleia, organizadora das exposições do Projeto Cultura na Assembleia, pelos telefones (041) 3350-4007 e 3350-4207.

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação