Projeto de Anibelli Neto institui o Festival de Gastronomia Caiçara

13/07/2021 16h55 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Anibelli Neto (MDB).

Deputado Anibelli Neto (MDB).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Anibelli Neto (MDB).

O deputado Anibelli Neto (MDB) apresentou, na Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei 343/2021que insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná o Festival de Gastronomia Caiçara, realizado na semana que compreende o dia 18 de julho, no Município de Pontal do Paraná.

O deputado justifica a proposta destacando que a Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná realiza neste ano a primeira edição do Festival de Gastronomia Caiçara, idealizado para celebrar o Dia da Cambira, comida tipicamente caiçara, comemorado no dia 18 de julho.

Em 2021, o evento ocorre entre os dias 16 a 25 de julho e para participar o público poderá escolher entre 16 restaurantes inscritos no Festival.

Patrimônio da cozinha brasileira, a Cambira é originalmente preparada com tainha seca e defumada, acompanhada da banana e pirão. Suas versões podem ser servidas com arroz, vinagrete e preparadas com outros peixes da região como o cação e a pescada.

Durante o Festival, os bares e restaurantes do município oferecerão tanto a versão tradicional da Cambira como releituras desse patrimônio da culinária brasileira. Vale a criatividade dos chefs e cozinheiros para chamar a atenção do público e estimular as vendas. A realização do Festival de Gastronomia Caiçara faz parte do esforço da Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná e da Adetur Litoral em promover a retomada do crescimento econômico do turismo local, afetado pela pandemia.

Em paralelo ao festival, também é realizado o concurso gastronômico que premiará chefs e cozinheiros pelos melhores pratos caiçara. Entre as categorias estão o Prato Feito Caiçara, o Petisco Caiçara e a melhor Cambira Tradicional. A ideia da promoção é desafiar a criatividade de comerciantes e cozinheiros para estimular as vendas e apresentar ao público a qualidade da culinária local.

O objetivo do presente projeto, justifica Anibelli, é, através da inserção do evento no calendário oficial, dar a ele publicidade, possibilitando que turistas dos mais variados lugares tomem conhecimento de sua realização e possam se programar para desfrutar da culinária do nosso litoral. Tal publicidade fomenta a economia local, trazendo benefícios a quem explora o turismo e ao comércio, atesta.