Projeto de Lei do deputado Cobra Repórter (PSD) visa instituir o ‘’Dia Estadual da Cultura Libanesa’’ no Paraná

07/12/2023 11h22 | por Assessoria Parlamentar
O deputado esclarece que este foi um pedido da República do Líbano de Londrina, comunidade libanesa de Londrina e região encabeçada por Nabih Bou Roujeile (foto).

O deputado esclarece que este foi um pedido da República do Líbano de Londrina, comunidade libanesa de Londrina e região encabeçada por Nabih Bou Roujeile (foto).Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

O deputado esclarece que este foi um pedido da República do Líbano de Londrina, comunidade libanesa de Londrina e região encabeçada por Nabih Bou Roujeile (foto).

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei para instituir no Estado do Paraná o ‘’Dia Estadual da Cultura Libanesa’’, a ser realizado anualmente no dia 25 de março, data em que celebra-se o ‘’Dia Nacional da Comunidade Árabe’’, instituída pela Lei Federal nº 11.764, de 05 de agosto de 2008.

“A finalidade deste projeto é valorizar as múltiplas expressões culturais libanesas no Paraná, levando em conta suas raízes históricas, linguísticas, valores, crenças, tradições, manifestações sociais legítimas, artísticas, religiosas, culinárias e gastronômicas, bem como de seu povo, considerando os imigrantes, nascentes no Líbano ou descendentes de libaneses, e a importância da comunidade libanesa para o desenvolvimento socioeconômico e na identidade multicultural paranaense”, justifica o deputado Cobra Repórter.

O deputado esclarece que este foi um pedido da República do Líbano de Londrina, comunidade libanesa de Londrina e região encabeçada por Nabih Bou Roujeile (foto), Nasser El Kadri e Samir Zambiam, que tem procurado valorizar a cultura árabe e destacado a importância do segmento para a economia de Londrina, do Paraná e do Brasil. Neste ano de 2023 foi inaugurada em Londrina a Praça da República do Líbano, por iniciativa da República do Líbano, uma homenagem à comunidade libanesa do município. 

“Os imigrantes libaneses e seus descendentes contribuem grandemente com sua força de trabalho para o desenvolvimento do Paraná e do país como um todo, especialmente no setor da ciência, do comércio e da cultura”, ressalta o deputado. 

O Paraná concentra uma das maiores colônias árabes do Brasil. Os maiores grupos libaneses estão concentrados nos municípios de Foz do Iguaçu, Curitiba, Londrina e Guarapuava. Foz do Iguaçu é considerada a 2ª maior colônia libanesa do país.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação