Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Projeto de lei prevê promoção de campanhas para prevenção e conscientização sobre o câncer de pele

Mortes em decorrência do câncer de pele aumentaram em 55%, de 2003 a 2013. Idosos, homens e moradores da região Sul são as principais vítimas.


Alertar sobre os cuidados e ações de prevenção ao câncer de pele, definindo um mês específico para a realização de eventos informativos e educativos e a realização de exames. É o que determina o projeto de lei nº 120/2015, do deputado Anibelli Neto (PMDB), com a instituição no estado do Paraná do mês “Dezembro Laranja”. O projeto foi aprovado em primeiro turno na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na sessão desta quarta-feira (15).

Segundo o autor, o objetivo do projeto é alertar para que mais vidas possam ser salvas. “É um pedido da Sociedade Brasileira de Dermatologia para que no início do verão a gente possa fazer o convencimento e promover as medidas que têm que ser adotadas por toda a população para evitar esse mal que a cada dia mata mais pessoas”, disse. “Entendo que temos que fazer um evento e propaganda para que as pessoas que não acreditam que o câncer de pele mata possam ir atrás da informação e mudar sua opinião e, logicamente, salvar vidas”, completou.

Alarmante – As mortes em decorrência do câncer de pele aumentaram em 55% entre os anos de 2003 e 2013, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), conforme último relatório publicado no final de 2015. Somente em 2013 foram registradas 3.316 mortes em decorrência da doença, contra 2.140 óbitos em 2003. As estatísticas do Inca mostram que idosos, homens e moradores da região Sul do país são as principais vítimas do câncer de pele. No Sul, a taxa de mortalidade em 2013 foi quase o dobro da registrada no Brasil.

Ouça o Podcast relacionado




 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação