Projeto de lei prevê que portadores de fibromialgia recebam atendimento preferencial De acordo com a proposta do deputado Michele Caputo (PSDB), as pessoas com a patologia terão o direito de utilizar as filas já destinadas a idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

23/10/2019 10h49 | por Por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Michele Caputo (PSDB).

Deputado Michele Caputo (PSDB).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Michele Caputo (PSDB).

O deputado Michele Caputo (PSDB) protocolou nesta semana o projeto 795/2109, que determina que portadores de fibromialgia recebam atendimento preferencial, em órgãos públicos e privados localizados no estado do Paraná. A justificativa é que a síndrome provoca dores no corpo e sensibilidade articular, comprometendo a mobilidade da pessoa. Atualmente no Brasil aproximadamente 3% da população é atingida pela doença, com predominância no sexo feminino.

A proposta do deputado prevê que portadores de fibromialgia tenham a preferência em transporte coletivo, bancos, prestações de serviço, sejam elas públicas ou privadas, e em filas de atendimento preferenciais já destinadas a idosos, gestantes e pessoas com deficiência. "A fibromialgia não é uma doença fatal, mas devido as fortes dores causadas e o incômodo constante, as pessoas acometidas merecem certos cuidados. Com este projeto, queremos dar mais qualidade de vida a essas pessoas e diminuir dificuldades enfrentadas no dia-a-dia", comenta Caputo.

Diagnóstico e tratamento - Se tratada adequadamente, é possível reduzir os sintomas da fibromialgia e amenizar as dores. Antidepressivos e neuromoduladores são os principais medicamentos utilizados, já que atuam diretamente no cérebro diminuindo drasticamente os níveis de dor. O diagnóstico precoce e o acompanhamento médico são fundamentais para o tratamento e a estabilização da doença. A combinação de tratamento médico e exercícios físicos, acompanhados de profissionais qualificados, têm colaborado muito para o tratamento de pacientes de fibromialgia. Atividades aeróbicas, alongamentos e fortalecimentos também são indicados.

Alguns sintomas comuns entre portadores da fibromialgia são: dores constantes no corpo, sensibilidade ao toque, formigamentos, cansaço, alterações no humor, e até distúrbios emocionais e psicológicos, como ansiedade e depressão.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação