Projeto de lei quer proibir bloqueio hormonal em crianças e adolescentes no Paraná

17/02/2023 15h32 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Segundo proposição, a vedação deverá ser respeitada por médicos, psicólogos, profissionais de saúde, clínicas e demais instituições médico-hospitalares tanto da rede de saúde pública quanto privada.

Segundo proposição, a vedação deverá ser respeitada por médicos, psicólogos, profissionais de saúde, clínicas e demais instituições médico-hospitalares tanto da rede de saúde pública quanto privada.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Segundo proposição, a vedação deverá ser respeitada por médicos, psicólogos, profissionais de saúde, clínicas e demais instituições médico-hospitalares tanto da rede de saúde pública quanto privada.

O deputado estadual Ricardo Arruda (PL) acaba de apresentar na Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei que proíbe o tratamento com o uso de bloqueadores hormonais em crianças e adolescentes na rede de saúde pública e privada. É a chamada terapia hormonal.

De acordo com o deputado, a proposta foi apresentada depois que ele leu matérias que trataram do tema durante o Dia da Visibilidade Trans. Ainda segundo Arruda, só em janeiro de 2023, 380 pessoas identificadas como trans estão em processo de transição de gênero gratuitamente no Hospital das Clínicas (HC) da USP.  Desse total, 100 seriam crianças de 4 a 12 anos de idade, 180 adolescentes de 13 a 17 anos, e 100 adultos. De acordo com o deputado, o Conselho Federal de Medicina estabelece que a hormonioterapia cruzada seja realizada a partir de 16 anos 

(Sonora)

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação