Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Projeto Eleições Limpas movimenta a Assembleia nesta sexta-feira (8)

Podcast
(Descrição do áudio))

 O Plenário foi o local escolhido pelos responsáveis pela Escola do legislativo para a última etapa do Projeto Eleições Limpas, com palestras sobre decisões recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Supremo Tribunal Federal (STF) e, principalmente, a Reforma Eleitoral, que já vale  para as eleições deste ano. Cerca de duzentas pessoas participaram, entre estudantes de Direito, advogados e pré-candidatos.  O projeto é uma parceria da Escola do Legislativo da Assembleia e da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst).

 Os temas mais comuns tratados pelos palestrantes em Curitiba foram o financiamento de campanhas,  registro de candidaturas, propaganda eleitoral, prestação de contas e as condutas que as novas regras proíbem. A ideia  é esclarecer e capacitar o público, além de aproximar o Poder Legislativo da sociedade,  diz  o diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi.

(Sonora)

  Um dos palestrantes, Flávio Pansieri, presidente do Conselho Fundador da ABDConst e conselheiro  da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), falou sobre as mudanças no  calendário eleitoral para 2016 e sobre as condutas vedadas durante o período que antecede as eleições e o próprio período eleitoral. Para ele, os candidatos  precisam estar atentos, porque, na era das redes sociais,  a  população também está mais    ligada.

(Sonora)

 Juízes, o desembargador Néviton Guedes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e o  presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR),   desembargador  Luiz Fernando Tomasi Keppen também participaram do evento. Keppen elogiou   iniciativa da Assembleia  em colaborar com a justiça eleitoral.

(Sonora)

O advogado  Sérgio Guimarães conta que participar como ouvinte foi esclarecedor, já que ainda  algumas dúvidas a respeito das novas regras eleitorais.

(Sonora)

  O Projeto Eleições Limpas está entre as  propostas adotadas pela presidência da Assembleia Legislativa  de aproximar os cidadãos do Parlamento. O evento aconteceu também em diversos municípios do estado. Umuarama, Londrina, Cascavel e Francisco Beltrão;  e os resultados, segundo os organizadores, foi altamente positivo, com um público estimado de cerca de  mil pessoas.   

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação