Um jovem consciente de seu papel na sociedade e pronto para exercer plenamente a cidadania começa a ser formado na sala de aula. Temas como democracia, os Poderes Constituídos, voto consciente e cidadania tem sido discutidos por centenas de estudantes paranaenses que fazem parte do “Projeto Geração Atitude”. A terceira edição da iniciativa foi lançada nesta segunda-feira (04) durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná.
Segundo o presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB), o projeto é uma das ações implantadas na Assembleia Legislativa do Paraná pela atual gestão para aproximar o cidadão da política, em especial, os jovens.
Sonora
Para o promotor de Justiça Eduardo Cambi, coordenador do projeto no Ministério Público do Paraná, esses jovens podem ser agentes transformadores das comunidades onde vivem e esse processo começa com o conhecimento.
Sonora
Criado em 2015, o “Geração Atitude” é uma parceria da Assembleia Legislativa do Paraná, com o Ministério Público do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude.
Este ano, as atividades são desenvolvidas em 160 escolas públicas de ensino médio nos 32 Núcleos Regionais de Educação espalhados em todo o estado. A primeira fase, “Geração na Escola”, segue até o fim do mês com atividades dentro das escolas com a participação de professores, promotores de justiça, juízes, prefeitos e vereadores.
O “Geração Atitude” foi um dos ganhadores do Prêmio Conselho Nacional do Ministério Público de 2017 na categoria “Redução da Corrupção”.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.