Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Projeto Kalahari recebe homenagem da Assembleia

Podcast
(Descrição do áudio))

 O deserto do Kalahari,  ganhou este nome porque ele quer dizer “lugar da grande sede”.  Mas quando o Kalahari, que é vazio e sem vida, recebe água das  chuvas que chegam do norte da África no verão,  o deserto ressurge e  se transforma. Analogia que serviu de inspiração para o propósito do Projeto de mesmo nome, que surgiu em Curitiba há dez anos e que recebeu menção honrosa da Assembleia Legislativa na sessão desta segunda-feira (10).

 Começou com Antonio Luiz Demenchuki,  idealizador e coordenador geral do Projeto, que passou a ajudar famílias de baixa renda da região da Vila Sabará, na Cidade Industrial. Hoje conta com cerca de cem voluntários, que atendem a 250 crianças, adolescentes e jovens.  Como água para o deserto, eles levam aulas de reforço no contraturno escolar, esportes e musicalização e estão conseguindo transformar a vida da comunidade. Com o trabalho da mão de obra voluntária,  doações e os eventos, o projeto é desenvolvido pela Associação Beneficente Kalahari, uma entidade sem fins lucrativos, organizada e mantida por pessoas da sociedade que entendem que a educação é o caminho mais eficiente para a evolução humana.  Antônio Luiz Demenchucki é sargento da Policia Militar e para ele, receber a homenagem da Assembleia representa uma vitória e um estímulo para que mais gente se junte ao trabalho.

(Sonora)  

A iniciativa da homenagem foi  da deputada Maria Victória (PP).  Ela conta que conhece de perto o projeto, inclusive  já participou conversando com os alunos e em outras frentes.  E lembrou como esse trabalho  é importante para a comunidade.

(Sonora)

A Associação possui espaço cultural, sala de aula onde acontecem as atividades de reforço escolar, cursos de idiomas, seminários, exposições, aulas de instrumentos musicais. Um novo local  onde vão funcionar  consultórios médicos e odontológicos, além de salas de reunião para atendimentos jurídicos, psicológicos, nutricionais está sendo construído.  Você também pode ajudar sendo padrinho de uma criança ou adolescente  atendida. Quer saber como? Acesse o site www.projetokalahari.com.br.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação