Projeto prevê treinamento de primeiros socorros a pais de primeira viagem

17/10/2017 11h22 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.
Deputado Requião Filho (PMDB).

Deputado Requião Filho (PMDB).Créditos: Noemi Froes/Alep

Deputado Requião Filho (PMDB).

O deputado estadual Requião Filho (PMDB) protocolou esta semana na Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei que cria um treinamento específico com orientações de primeiros socorros em hospitais e maternidades, voltados para papais e mamães de primeira viagem, antes da alta do bebê recém-nascido. A adesão ao treinamento é facultativa, mas as unidades de saúde deverão informar aos pais sobre a sua disponibilidade já durante o acompanhamento pré-natal.

“A proteção à vida do recém-nascido é fundamental. Muitos casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho ou morte súbita podem ser evitados com as orientações corretas e o treinamento dos pais ou responsáveis”, justificou o deputado.

Requião Filho lembra que a orientação médica de socorristas ou bombeiros por telefone, embora seja corriqueira, em muitos casos pode ser tardia e, por consequência, insuficiente. “Manter a calma e saber o que fazer com a criança, no momento do desespero, pode ser a prevenção de uma possível e infeliz fatalidade. ”

O projeto de lei nº 628/2017 segue agora para análise nas comissões técnicas do Legislativo.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação