Projeto que cria Campanha Permanente de Conscientização e Incentivo à Vacinação é aprovado na Assembleia Proposta prevê a disseminação da informação correta quanto à eficácia das vacinas e, com isso, combater as fake news.

03/03/2020 17h45 | por Eduardo Santana
Sessão plenária desta terça-feira (03).

Sessão plenária desta terça-feira (03).Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

Sessão plenária desta terça-feira (03).

Deputado Soldado Adriano José entrega menção honrosa ao empresário Marcos Jovino, da cidade de Mandaguari.Créditos: Rafael Pto

Deputado Soldado Adriano José entrega menção honrosa ao empresário Marcos Jovino, da cidade de Mandaguari.

Os deputados aprovaram em segundo turno de votação, na forma do substitutivo geral, durante a sessão plenária desta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto do deputado Michele Caputo (PSDB) que institui em todo o estado a “Campanha Permanente de Conscientização e Incentivo à Vacinação”. A proposta tem o objetivo de disseminar informação correta quanto à eficácia da vacinação, o combate contínuo à propagação de informações falsas e contrárias à essa eficácia.

“Com essa campanha, o Estado somará esforços com a sociedade para divulgar a boa informação, combatendo as fake news e demostrando confiança e segurança no Programa Nacional de Vacinação”, ressalta Caputo.

O projeto de lei 67/2019 também pretende unir os esforços do Estado e a sociedade para a intensificação dos esclarecimentos garantidores da credibilidade do Programa Nacional de Imunização. “Vacinas não têm qualquer relação com autismo e muito menos causam câncer. Está comprovado cientificamente. Por isso, temos que pegar pesado no combate a essas mentiras que só prejudicam o nosso país e a saúde das nossas crianças”, afirma o deputado.

Bebidas símbolos – Assinado pelo deputado Emerson Bacil (PSL), o projeto de lei 227/2019 que tem como objetivo declarar o chimarrão e o tereré bebidas símbolos do Paraná, foi igualmente aprovado em segundo turno. “O intuito não é travar uma batalha entre estados a fim de discuti se o hábito de beber o mate é dos paranaenses ou dos sul rio-grandenses, e sim afirmar a importância da erva-mate para a cultura paranaense e sua divisão nos estados sulinos”, aponta Bacil na justificativa do projeto.

MP-PR – Ainda passaram em primeira votação os projetos de lei 406/2019, do Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR), que concede autorização ao próprio órgão para alienar imóvel localizado no município de Ponta Grossa; 858/2019, do Poder Executivo, que altera diapositivos da lei do regime jurídico dos funcionários civis do Governo do Estado; e 28/2019, da Cantora Mara Lima (PSC), que acrescenta a alínea “k” ao inciso III do art. 1º da Lei nº 16.971/2011, propondo assim que condenados com decisão transitada em julgado por crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher não podem ocupar cargos ou funções públicas no Paraná.

Calendário – Foram aprovadas em primeiro turno de votação as propostas que incluem no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná a apresentação “Paixão e Morte de Jesus Cristo” (PL 476/2018), realizada nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba; e o evento “Indomáveis Motors” (PL 845/2019), realizado anualmente no mês de abril, em Cascavel. O projeto de lei 635/2019, do deputado Tadeu Veneri (PT), que concede o título de utilidade pública à Associação Beneficente Patinha Pinhais, foi igualmente aprovado em primeira discussão.

Homenagem – Ao término da sessão plenária desta terça-feira (03), o deputado Soldado Adriano José (PV) entregou uma menção honrosa ao empresário da cidade de Mandaguari, Marcos Jovino, que pelos relevantes serviços prestados ao município, ajudando diversas instituições, associações e igrejas no intuito de dar melhores condições de vida às pessoas carentes. “O Marcos possui uma luta na defesa dos interesses dos moradores de Mandaguari, principalmente nas áreas da Segurança Pública, Educação e Saúde’, ressaltou o deputado.

Tribunas – Subiram às tribunas durante a sessão plenária desta terça-feira os deputados Requião Filho (MDB); Luciana Rafagnin (PT); Ricardo Arruda (PSL); Reichembach (PSC); Dr. Batista (PMN); Galo (PODE); Mabel Canto (PSC); Cobra Repórter (PSD); Tadeu Veneri (PT); Subtenente Everton (PSL); Goura (PDT); Soldado Adriano José (PV); Professor Lemos (PT); e Hussein Bakri (PSD). Durante os discursos foram tratados tema como o decreto do Executivo que institui a alimentação escolar orgânica em todo o sistema estadual de ensino do Paraná; o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte; a audiência pública de prestação de contas da Secretaria de Estado da Saúde (ler matéria no site); ações de combate à violência contra a mulher; a proposta da Lei Geral das Universidades Estaduais; as demandas de segurança pública do estado; e as demandas ambientais do Paraná.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação