Projeto que garante honorários para a advocacia dativa é aprovado no Dia do Advogado

11/08/2020 18h29 | por Trajano Budola
Podcast Proposta aprovada na Assembleia Legislativa visa fortalecer a atuação dos advogados dativos, que atuam em comarcas e varas onde a Defensoria Pública não consegue alcançar.

Proposta aprovada na Assembleia Legislativa visa fortalecer a atuação dos advogados dativos, que atuam em comarcas e varas onde a Defensoria Pública não consegue alcançar.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Proposta aprovada na Assembleia Legislativa visa fortalecer a atuação dos advogados dativos, que atuam em comarcas e varas onde a Defensoria Pública não consegue alcançar.

Nesta terça-feira (11), coincidindo com a data em que é comemorado o Dia do Advogado no Brasil, o 11 de agosto, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou um projeto de lei que fortalece o direito à defesa das pessoas em situação mais vulnerável no estado.

A iniciativa enviada ao Poder Legislativo pelo governo do Estado altera uma lei já existente e permite que qualquer advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) possa fazer esta defesa recebendo honorários pagos pelo Estado, com valores estabelecidos por decisão judicial.

A organização dos advogados inscritos para a advocacia dativa, como é conhecida a prática, ficará por conta da OAB, divididos por comarcas do Paraná e especialidades. A elaboração da proposta final foi, inclusive, feita com a participação ativa do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná, Cassio Teles.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), advogado por formação e defensor da proposta, falou das conversar que geraram a proposta que foi votada em plenário.

SONORA ADEMAR TRAIANO

O primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), falou do processo de elaboração da lei e o que ela significa para o Direito no Paraná.

SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI

Ainda durante a sessão plenária remota, os parlamentares aprovaram o projeto de lei proposto pelo deputado Ricardo Arruda (PSL) que isenta os doadores de sangue do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos no Paraná.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação