Projeto que permite reabertura de buffets tem votação adiada

26/05/2020 18h04 | por Trajano Budola
Podcast Projeto que permite funcionamento de restaurantes em sistema de buffet foi retirado de pauta da sessão e retorna ao debate na próxima semana.

Projeto que permite funcionamento de restaurantes em sistema de buffet foi retirado de pauta da sessão e retorna ao debate na próxima semana.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Projeto que permite funcionamento de restaurantes em sistema de buffet foi retirado de pauta da sessão e retorna ao debate na próxima semana.

A votação do projeto de lei que regulamenta o funcionamento dos restaurantes tipo buffet por quilo no Paraná foi adiada pela Assembleia Legislativa do Paraná durante a sessão plenária remota desta terça-feira (26). A iniciativa do deputado Ademar Traiano (PSDB), em conjunto com o deputado Alexandre Curi (PSB) e o deputado Delegado Francischini (PSL), autoriza a reabertura com uma série de normas de controle sanitário e de saúde enquanto perdurar a pandemia do Covid-19. O tema deve voltar à Ordem do Dia na segunda-feira (1º).

Com deliberação aguardada, o projeto de lei foi encaminhado pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), ao secretário estadual de Saúde, Beto Preto para análise. Só após o parecer técnico da secretaria o Legislativo voltará à deliberação. A proposta lista a obrigatoriedade de máscaras para consumidores e funcionários, além de luvas para os atendentes que manuseiem pratos e talheres. Os estabelecimentos precisam fornecer álcool em gel e organizar filas e mesas em respeito ao distanciamento social.

O presidente Ademar Traiano explicou os motivos da apresentação do projeto e o porquê de sua retirada da pauta temporariamente.

SONORA ADEMAR TRAIANO

Traiano afirmou acreditar que o projeto de lei seja aprovado após a análise do secretário de Saúde.

SONORA ADEMAR TRAIANO

Na pauta de terça-feira estava também o projeto que regulamenta o funcionamento das Centrais de Abastecimento do Paraná, as Ceasas, que atendem municípios em todo o estado. Uma das mudanças propostas no projeto, apresentado pelo deputado Alexandre Curi (PSB), pelo deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) e pelo deputado Delegado Francischini (PSL), foi explicada pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, que também assina a matéria.

SONORA ADEMAR TRAIANO

O projeto foi retirado da pauta de votações. Foram aprovados ainda: o projeto do deputado Anibelli Neto (MDB) que proíbe a cobrança de mais de um ingresso a pessoas com necessidades especiais ou deficiências que necessitem ocupar dois assentos em cinemas, teatros ou estádios de futebol, por exemplo; e o projeto que dá ao município de Birutuna o título de Capital do Vinho, também de Anibelli Neto.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação