Foi aprovado, em terceira discussão, na sessão desta segunda-feira (2) o projeto que pretende tornar mais seguras as piscinas públicas e particulares no estado, com a obrigatoriedade da instalação de dispositivos que garantam essa segurança. A proposta é do deputado Péricles de Mello (PT). Segundo o autor, o objetivo é proteger, em especial, as crianças.
(Sonora)
Estes dispositivos vão, desde barreiras para evitar acesso direto às piscinas até botões para o desligamento imediato das bombas de sucção.
Também foi aprovado, em terceira discussão, o projeto do Governo que transforma a Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos em Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos. O objetivo, além de junção das atribuições das duas pastas, é também a criação de escritórios regionais da secretaria da justiça no interior do Paraná.
Em segunda discussão, além do Regimento Interno da Assembleia, foi aprovado o projeto da deputada Cristina Silvestri (PPS), que declara como utilidade pública a Fanfarra Estadual Barão de Capanema, no município de Prudentópolis.
Já em redação final, foram aprovados o projeto do deputado Pedro Lupion (DEM), concedendo o título de utilidade pública à Associação Agropecuária de Jacarezinho (AGROJAC); e o do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), denominando a quadra de esportes do Colégio Estadual Paraíso do Norte, de ensino fundamental, médio e profissionalizante, como “Professor Nelson João Favaro”.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.