((Descrição do áudio))
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na sessão plenária desta terça-feira (08) o projeto de lei do deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Casa de Leis, que trata do funcionamento de clínicas e consultórios de estética. A proposta ainda precisa passar por outras votações no plenário para depois seguir para sanção do governador.
O projeto estabelece que o profissional graduado em ensino superior na área de estética, o tecnólogo em estética, está habilitado para responder tecnicamente por clínica ou consultório de estética. Segundo Traiano, a regulamentação é importante para garantir o direito desses profissionais de exercerem a profissão que escolheram.
Sonora
Uma comitiva de tecnólogos em estética de diferentes cidades do Paraná foi recebida pelo presidente da Assembleia e pelo governador Beto Richa e acompanhou a votação em plenário. A presidente da Associação dos Profissionais de Estética do Paraná, Mariana Wichineski, explica quais as exigências atuais para que o profissional possa trabalhar.
Sonora
A proposta em tramitação na Assembleia também acaba com a exigência de que o profissional esteja associado à entidade, conselho ou órgão de classe diverso da profissão. Para a tecnóloga em estética, Luani Bonjorno, a aprovação de uma nova legislação vai garantir a segurança legal para o exercício da profissão no Paraná.
Sonora
A presidente da associação ressalta a formação qualificada dos profissionais de estética.
Sonora
Paralelamente as alterações propostas no Paraná, os profissionais também estão mobilizados para garantir a regulamentação federal da profissão e a criação de um conselho próprio.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.