Projetos de promoção do cicloturismo são aprovados pela Comissão do Turismo Propostas instituem os circuitos do Litoral e dos Campos Gerais como forma de incentivo ao uso da bicicleta para apreciação dos atrativos locais.

17/02/2020 17h28 | por Trajano Budola
Reunião da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa analisou projetos de incentivo à prática do ciclismo.

Reunião da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa analisou projetos de incentivo à prática do ciclismo.Créditos: Kleyton Presidente/Assembleia

Reunião da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa analisou projetos de incentivo à prática do ciclismo.

A promoção e incentivo à prática do ciclismo e ao uso da bicicleta como meio de transporte e lazer foi simbolizada com a aprovação de dois projetos de lei que criam circuitos de cicloturismo no Paraná, em reunião da Comissão do Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná na tarde desta segunda-feira (17), presidida pelo deputado Soldado Fruet (PROS). O projeto de lei 170/2019, do deputado Goura (PDT) e assinado também pelos deputados Márcio Pacheco (PDT) e Nelson Luersen (PDT), institui o Circuito Cicloturístico do Litoral do Paraná. O Projeto de Lei 160/2019, do deputado Goura e da deputada Mabel Canto (PSC), institui o Circuito Cicloturístico dos Campos Gerais.

“O cicloturista diferencia-se do turista comum, pois seu objetivo não é simplesmente chegar ao destino final, mas aproveitar o caminho que geralmente consiste em estradas rurais e secundárias recheadas de atrativos naturais e culturais”, cita a justificativa do projeto 170/2019. A exemplo do que já ocorre em circuitos na Região Metropolitana de Curitiba, o circuito do Litoral deverá integrar municípios interessados em incrementar suas economias e arranjos produtivos locais. O roteiro poderá percorrer áreas dos sete municípios que abrangem a região.

Prato típico - O Pão no Bafo, por iniciativa da deputada Maria Victoria (PP) com o projeto 131/2017, deverá ser reconhecido como prato típico do município de Palmeira. A iniciativa também foi aprovada durante a reunião da Comissão.

Calendário Oficial – Projetos de fomento ao turismo local foram aprovados pela Comissão e devem fazer constar uma série de eventos no Calendário de Eventos do Estado do Paraná. São eles: o de 111/2019, dos deputados Goura (PDT) e Soldado Fruet (PROS), que inclui no Calendário o Natal de Foz; 153/2019, do deputado Paulo Litro (PSDB), que insere o Carnaval de Dois Vizinhos; o 340/2019, do deputado Soldado Fruet, insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná a Festa Popular de Santa Terezinha de Itaipu.

Ainda o projeto 784/2019, de autoria do Deputado Cobra Repórter, que insere a Oktoberfest do Município de Rolândia; o 798/2019, do deputado Rodrigo Estacho (PV), que insere o Dia Estadual do Trilheiro; e o 815/2019, do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que insere no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Estado do Paraná, a Festa de São Pedro, em Matinhos.

Participaram da reunião os deputados: Soldado Fuet, presidente do grupo; Galo (PODE); Rodrigo Estacho (PV); Anibelli Neto (MDB); Luciana Rafgnin (PT); e Maria Victoria (PP).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • labels.alep_enem
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação