Projetos em defesa do consumidor avançam na Assembleia Legislativa

28/11/2023 16h58 | por Assessoria Parlamentar
Reunião ocorreu no início da tarde desta terça-feira (28).

Reunião ocorreu no início da tarde desta terça-feira (28).Créditos: Valdir Amaral/Alep

Reunião ocorreu no início da tarde desta terça-feira (28).

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta terça-feira (28), quatro projetos de lei que garantem mais direitos aos paranaenses.

Entre os projetos aprovados, está o de autoria do deputado Douglas Fabrício (Cidadania) que obriga os estabelecimentos comerciais que anunciarem a oferta de produtos e serviços em promoção, a informar ao consumidor, em conjunto com o valor da oferta vigente, o valor imediatamente anterior praticado pelo estabelecimento.

O presidente da Comissão, deputado Paulo Gomes (PP), destaca a importância dos projetos, inclusive, para a proposta de Consolidação das Leis do Consumidor do Estado do Paraná.

“A Comissão está comprometida em analisar e votar os projetos que vão melhorar a vida dos consumidores paranaenses e que, se aprovados pelos demais parlamentares, vão estar também na nossa proposta de Consolidação reunindo todas as leis em um único dispositivo legal facilitando a busca e pesquisa por parte de todos”, frisa o parlamentar.

Também foi aprovado o projeto de autoria do deputado Alexandre Amaro que dispõem sobre o dever dos estabelecimentos informarem de forma adequada os produtos em gôndolas com prazo de validade inferior a 05 dias.

Foi aprovado também o projeto do deputado Mateus Vermelho que determina que as agências bancárias, cooperativas de crédito e instituições financeiras em geral, entreguem comprovantes de início de atendimento aos clientes, possibilitando a fiscalização sobre o tempo máximo de espera em filas.

O deputado Evandro Araújo teve aprovado o projeto de lei que dispõe sobre a responsabilidade e condições de entrega de produtos e serviços contratados pela internet ou contato telefônico.

Agora, os projetos seguem para as Comissões Temáticas da Casa para então seguirem para votação em Plenário.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação