Proposta de distribuição de absorventes garante dignidade às mulheres

30/08/2021 18h57 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Deputados aprovam, em1º turno, projeto de lei 944/2019 que cria mecanismos para fornecer absorventes higiênicos às adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social.

Deputados aprovam, em1º turno, projeto de lei 944/2019 que cria mecanismos para fornecer absorventes higiênicos às adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputados aprovam, em1º turno, projeto de lei 944/2019 que cria mecanismos para fornecer absorventes higiênicos às adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social.

Distribuição de absorventes íntimos nas escolas da rede estadual e nas unidades básicas de saúde do Paraná. É o que prevê um projeto de lei aprovado em primeiro turno    na sessão plenária desta segunda-feira (30) da Assembleia Legislativa do Paraná. A justificativa é que uma a cada quatro mulheres brasileiras já deixou de ir à escola por falta de absorvente e muitas até abandonaram os estudos. A proposta do deputado Boca Aberta Júnior (PROS), em conjunto com Goura (PDT), Cristina Silvestri (CDN), Mabel Canto (PSC), Cantora Mara Lima (PSC), Luciana Rafagnin (PT), Michele Caputo (PSDB) e Luiz Cláudio Romanelli (PSB), pretende, além de evitar essas situações, dar dignidade às jovens nas escolas públicas e às mulheres que procuram atendimento de saúde, uma vez que é destinada às cidadãs em vulnerabilidade social e econômica, como indica o autor.

(Sonora))

A proposta determina ainda que o Poder Executivo poderá receber doações de absorventes higiênicos de órgãos públicos, da sociedade civil, ONGs, e da iniciativa privada. O tema menstruação não deveria, mas é tabu até mesmo entre as mulheres. Imagine então a chamada pobreza menstrual?  Um termo que poucos conhecem, e que nada mais é que a falta de acesso a itens básicos de higiene durante a menstruação, seja por falta de informação ou de dinheiro, porque os absorventes descartáveis são considerados itens cosméticos pelo mercado, muitas meninas não têm as mínimas condições econômicas para comprar o artigo, lembra o deputado Romanelli.

(Sonora)  

Em maio deste ano, a Assembleia Legislativa do Paraná, através da Procuradoria da Mulher, participou da Campanha Dignidade Feminina, coordenada pelo Coletivo Igualdade Menstrual, que atua no combate à pobreza menstrual. O volume arrecadado foi repassado para escolas estaduais, que mantêm estoques de absorventes para doarem a meninas em situação de vulnerabilidade. A procuradora da Mulher, deputada Cristina Silvestri, que também assina o projeto de lei, comemorou a aprovação da proposta.

(Sonora)

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação