Providências da Sesa para ampliar número de leitos de UTI/Covid-19 em Pato Branco é cobrada por deputado Desde o dia 18 de fevereiro não há mais vagas nos hospitais da cidade e pacientes estão sendo transferidos para outros municípios.

22/02/2021 16h23 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

O deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) protocolou requerimento nesta segunda-feira (22), na Assembleia Legislativa do Paraná, solicitando providências emergenciais da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) para ampliar o número de leitos de UTI/Covid -19 no município de Pato Branco. A situação é extremamente grave porque desde o dia 18 de fevereiro não há mais vagas nos dois hospitais da cidade. Os pacientes com a doença que precisam de internamento estão sendo transferidos para unidades de saúde de Chopinzinho e Palmas.

O parlamentar também manifestou sua preocupação com a situação em pronunciamento durante a sessão plenária desta segunda-feira, reforçando a necessidade de uma atenção especial da Sesa e do Poder Executivo com a região Sudoeste neste momento da pandemia.

“Pato Branco atende a região Sudoeste como um todo e no ano passado, através da Casa Civil com ajuda do secretário Guto Silva e junto do secretário da Saúde, Beto Preto, conseguimos ampliar os leitos de UTI na cidade. Porém, na semana passada, Pato Branco teve mais de 300 novos casos com 10 óbitos, e ocupação dos leitos de UTI em 125%, ou seja, nós não temos mais estrutura. Por isso, fiz o requerimento pedindo para que o secretário da Saúde, juntamente com todo o governo, interceda por nós para que possamos ampliar os leitos de UTI/Covid-19 na cidade, seja nos hospitais que já existem ou mesmo com hospitais de campanha para dar guarida à população que tem sofrido tanto neste momento. Sabemos das dificuldades, de como o lençol é curto, mas precisamos urgentemente fazer com que a nossa cidade e a nossa região não padeçam diante dessa pandemia terrível que vem assolando o nosso Paraná”, ressaltou o deputado.

Com a superlotação nas UTIs dos hospitais São Lucas e Policlínica para atendimento da doença, a Prefeitura adotou medidas mais restritivas junto à população desde o último dia 15, inclusive com a atuação de uma força-tarefa composta por integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito, que passou a fiscalizar o cumprimento da decisão.

De acordo com os dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 29 de janeiro a 11 de fevereiro, por exemplo, houve um amento significativo de 366,66% de notificações em Pato Branco. Somente entre os dias 8 e 11 de fevereiro, foram 154 novos infectados.

Outro número preocupante, conforme o Comitê Local de Enfrentamento da Covid-19, é a taxa de positividade para os testes da doença que está em 50%. Dados epidemiológicos registrados entre os dias 8 e 14 de fevereiro em relação à busca por atendimento (notificações), casos positivos e mortes em decorrência da doença no município aponta que este é o pior momento na região, desde o início na pandemia do coronavírus.

“Pato Branco atinge ocupação máxima nos leitos de UTI do SUS para Covid-19 e esta situação de calamidade e emergência em saúde pública motiva-nos, através desta Assembleia Legislativa, a requerer a urgente e imediata intervenção do Poder Executivo como única forma de frearmos o agravamento dos casos e a consequente evolução para óbito”, frisou o parlamentar em trecho do requerimento.