As quedas de energia elétrica no interior do Paraná foram tema de audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (23), no Plenarinho da Assembleia Legislativa. O encontro, promovido pelo Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar, que é presidido pelo deputado Anibelli Neto (PMDB), contou com a presença do superintendente de engenharia da operação e manutenção da Copel, Péricles José Neri, e de prefeitos do interior do estado.
“Fomos procurados por prefeitos e lideranças ligadas a produtores de fumo e criadores de aves, que vêm perdendo suas produções por causa da queda frequente de energia, tendo muitos prejuízos. Por isso convidamos o pessoal do Copel para iniciarmos políticas que evitem que esses episódios ocorram novamente”, disse Anibelli Neto.
O prefeito do município de Paulo Frontin, Jamil Pech, afirmou que o problema causa uma série de transtornos aos produtores da sua comunidade, no Sul do Paraná. “Tivemos um prejuízo muito grande, principalmente nas últimas duas safras. Os produtores de fumo e de leite da nossa cidade foram muito prejudicados”, relatou.
Péricles José Neri, da Copel, confirmou que as quedas de energia vêm ocorrendo com frequência nos municípios interioranos e que, para corrigir as falhas de distribuição, a Copel está criando uma superintendência para tratar especificamente das demandas dos produtores rurais. “Estamos trabalhando num programa específico que, ao longo dos próximos três anos, alavancará a distribuição de energia elétrica no interior do estado, para fornecer energia de qualidade aos produtores. Não podemos mais fornecer apenas luz para o interior. Temos que fornecer energia”, afirmou.