“Temos que comemorar. Este é o primeiro parque nacional marinho do Paraná e será extremamente importante para nosso Litoral e para o Brasil. Além da proteção ambiental, o parque vai gerar royalties e ICMS Ecológico e, principalmente, um novo espaço para o turismo”, afirmou Rasca. Ele explicou que os outros dois parques nacionais marinhos são o Parque Nacional de Abrolhos, na Bahia, e o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, em Pernambuco.
No dia 20 de março o deputado Rasca Rodrigues discursou no Plenário da Assembleia Legislativa e pediu aos colegas parlamentares que ajudassem na aprovação do projeto de lei da criação do parque no Senado. “Chamamos a atenção para a importância do projeto e depois encaminhamos ofícios a todos os senadores para que apreciassem a matéria. Os senadores paranaenses foram fundamentais para a aprovação”, destacou Rasca.
“A transformação da região em parque nacional também é importante porque vai permitir a proteção e o controle dos ecossistemas, pois vivem na área mais de oito mil aves e as ilhas, que não possuem praias, apenas costões de rochas e pedras que afloram do mar, servem de berçário para elas”, lembrou Rasca.
Ilhas dos Currais– O novo parque é formado por três ilhas: uma grande ilha com vegetação no cume, uma segunda rochosa um pouco menor e outra com apenas um pico de pedra. Elas ficam entre as baías de Guaratuba e Paranaguá, a 6,2 milhas de distância costa, em frente à Praia de Leste, no município de Pontal do Paraná. É um dos poucos pontos de mergulho do Paraná e um dos principais pontos onde aves criam ninhos no Brasil e no Atlântico Sul.