Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Rasca Rodrigues destaca a importância do lançamento da "Agenda Verde do Paraná"

06/06/2013 14h20 | por Assessoria de Imprensa, com a colaboração do jornalista Adriano Rima.
Deputado Rasca Rodrigues (PV) no lançamento da “Agenda Verde do Paraná”.

Deputado Rasca Rodrigues (PV) no lançamento da “Agenda Verde do Paraná”.Créditos: Carlos Kaspchak

Deputado Rasca Rodrigues (PV) no lançamento da “Agenda Verde do Paraná”.
O deputado Rasca Rodrigues (PV), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista na Assembleia Legislativa, participou na quarta-feira (5) – Dia Mundial do Meio Ambiente – do lançamento da “Agenda Verde do Paraná”, promovido pelo governador Beto Richa, junto com o vice-governador Flávio Arns, o secretário do Meio Ambiente Luiz Eduardo Cheida e diversas outras autoridades estaduais. A Agenda envolve ações de diferentes secretarias estaduais, autarquias e órgãos de Governo que possuem atividades relacionadas ao meio ambiente e que, segundo Rasca, vão diferenciar o Paraná na questão ambiental e colocar o estado na vanguarda do setor.



Entre outras iniciativas previstas na Agenda estão a instituição da Corregedoria no Sistema de Meio Ambiente do Paraná; a regulamentação da Lei Estadual de Educação Ambiental e da Lei de Pagamento por Serviços Ambientais, no âmbito do Programa Bioclima; as ações do Programa Paraná sem Lixões; e a regulamentação da descentralização do licenciamento ambiental. “Estas iniciativas do governador Beto Richa e do secretário Cheida devem ser enaltecidas. É com orgulho que digo que vejo viabilizadas várias iniciativas que iniciei ou pensei realizar quando era secretário do Meio Ambiente e outras que foram projetos de lei ou são leis hoje”, declarou o deputado.

Modernização
– Durante o evento, o governador Beto Richa também formalizou o programa de modernização do licenciamento, outorga, fiscalização e monitoramento ambiental no Paraná, que será desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial. Serão investidos R$ 30 milhões em equipamentos e instalação de um sistema informatizado para tornar os processos de licenciamento menos burocráticos, mais ágeis e transparentes, com maior qualidade técnica e jurídica.

Richa também anunciou investimentos de R$ 53 milhões para a modernização do sistema de monitoramento, prevenção e alerta de desastres naturais no Paraná. Assim, o Paraná passará a ter capacidade para prever com até três dias de antecedência os eventos meteorológicos e potenciais desastres naturais. Atualmente, a antecedência é de um dia.

“Com essas iniciativas, o governo do Paraná garante que, no futuro, as consequências dessas ações poderão ser percebidas por todos. Nós sabemos que a luta na defesa do meio ambiente não é uma causa pessoal, que é, sim, uma luta coletiva, de todos nós. Que independe de governos, de partidos ou ideologias. É uma questão universal que afeta a sobrevivência de todos”, disse Rasca.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação