Representante da Ucrânia reforça necessidade de ajuda humanitária ao país

11/05/2022 12h32 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Em visita à Assembleia, Anatoliy Tkach, representante do governo ucraniano no Brasil, agradeceu a solidariedade do Legislativo com a população ucraniana.

Em visita à Assembleia, Anatoliy Tkach, representante do governo ucraniano no Brasil, agradeceu a solidariedade do Legislativo com a população ucraniana.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Durante uma visita à Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (11), o representante do Governo da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, reforçou a necessidade de doações humanitárias ao país europeu, que sofre com a guerra declarada pela Rússia. Tkach visitou o Legislativo para agradecer o apoio e solidariedade dos deputados paranaenses com o povo ucraniano. A comitiva formada por representantes ucranianos foi recebida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), e pelo primeiro secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).

(sonora Romanelli))

De acordo com a Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados, mais de quatro milhões de pessoas, sendo a maioria mulheres e crianças, já deixaram a Ucrânia. A Agência estima que outros 6,5 milhões de pessoas foram deslocadas dentro do país. De acordo com Tkach,  alimentos e medicamentos estão entre os itens mais necessários para a população.

(Sonora)

O representante ucraniano também aproveitou a visita para agradecer o apoio da Assembleia aos conterrâneos atingidos pelo conflito.

(Sonora)

No dia 7 de março, o Poder Legislativo realizou uma Sessão Especial em Solidariedade Incondicional à Ucrânia e ao Povo Ucraniano. Além disso, a bandeira da Ucrânia foi hasteada em frente à sede do Poder Legislativo, juntamente com as bandeiras do Brasil e do Paraná. Traiano reforçou o apoio do Legislativo à população ucraniana.

(sonora)

De acordo com a ONU, a Polônia foi o país que mais recebeu refugiados ucranianos, com mais de três milhões de pessoas. Por isso, a cônsul-geral da Polônia em Curitiba, Marta Olkowska, que também fez parte da comitiva que visitou a Assembleia, reforçou a importância do apoio à população ucraniana.

(sonora)

Também participaram do encontro o cônsul honorário da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikowski, o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Inovação Brasil Ucrânia, Sérgio Maciura, e o presidente da Representação Central Ucraniana Brasileira, Vitório Sorotiuk.