Requião Filho se emociona ao participar do programa "Política e Viola", na TV Assembleia O programa com Requião Filho vai ao ar neste sábado (25), às 21h30, trazendo também a dupla sertaneja Théo Lima e Juliano, de Maringá.

23/06/2016 14h00 | por Diretoria de Comunicação
Programa " Política e Viola" com deputado Requião Filho (PMDB)

Programa " Política e Viola" com deputado Requião Filho (PMDB)Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Programa " Política e Viola" com deputado Requião Filho (PMDB)

Tímido assumido, sem ritmo natural, nem memória para guardar letras de música – segundo a própria definição, o deputado Requião Filho (PMDB) relutou bastante em comparecer ao “Política & Viola”, programa da TV Assembleia que se propõe a mostrar o lado mais informal e desengravatado dos deputados estaduais. Pois o programa vai ao ar neste sábado (25), às 21h30, com apresentação do cantor Willian, da dupla Willian & Renan, trazendo ainda os músicos Théo Lima & Juliano, uma talentosa dupla sertaneja de Maringá.

Ao longo do programa o deputado foi se soltando aos poucos. Não chegou a cantar, mas acompanhou as músicas com o pé e acabou fazendo revelações curiosas de sua vida pessoal. Teve uma adolescência e uma juventude agitada, “aproveitou o que pode”, e a namorada, com quem casou, até relutou em aceitá-lo por que ele “não tinha boa fama”. Acabou casando cedo e hoje admite que está “domesticado”.

Apesar de ser filho de um dos políticos mais bem-sucedidos do Paraná, Roberto Requião (PMDB), deputado, prefeito de Curitiba, senador e três vezes govenador do Estado, o deputado disse que a política nunca o distanciou do pai, pelo contrário. “Se vocês olharem as fotos, vão ver que acompanhei as campanhas do meu pai desde que era criança de colo”, diz. “Na Prefeitura, tem fotos da minha irmã engatinhando no gabinete. O meu pai sempre fez a opção de manter a família por perto”.

A carreira do pai no Senado o levou para Brasília, onde acabou se formando em Direito e conhecendo a mulher da sua vida, no segundo ano da Faculdade. Antes disso, lembra de uma infância feliz em Curitiba e seus parques. “Correndo, matando aula, capotando”. Em casa a obrigação era passar de ano. Fora isso, bastante liberdade.

Em música, o sertanejo não é exatamente o seu chão. No máximo country americano. Gosta de rock, em especial AC/DC e Metallica. O centro da vida são os filhos. Perguntado sobre quando chorou recentemente, diz que foi quando os gêmeos nasceram. Nasceram e foram para a UTI, por um mês, lembrança que emociona especialmente o deputado.

Requião Filho diz que está na política “para tentar melhorar um pouco o nosso mundo”. Sonha com um mundo melhor para legar aos filhos. Convidado a apontar um defeito, diz que gostaria de trabalhar a timidez que o faz parecer muito “fechado e sisudo”. Seus ídolos são o pai senador e o Papa Francisco.

Para homenagear a veia roqueira do deputado, a dupla de músicos convidados Théo Lima & Juliano cantou a música do conjunto Capital Inicial “À sua maneira” (Ela dormiu no calor dos meus braços/ E eu acordei sem saber se era um sonho/Algum tempo atrás pensei em te dizer /que eu nunca caí nas suas armadilhas de amor/Naquele amor/À sua maneira /Perdendo o meu tempo/A noite inteira). Cantaram também clássicos sertanejos e uma música autoral, “Minha Casa é Esse Bar”

O “Política & Viola” é parte da nova grade de programação da TV Assembleia (antiga TV Sinal) e segue a diretriz estabelecida pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), de mostrar o lado humano dos políticos e aproximar a Assembleia da sociedade. O programa vai ao ar todos os sábados, às 21h30, pelo Canal 16, para quem assina a NET, e tem reprises nos domingos e nas quintas-feiras, ao meio-dia, e também pode ser visto na internet.

Ouça o Podcast relacionado