Roberto Mello Milaneze é o novo cidadão benemérito do Paraná Honraria foi proposta ao delegado da Polícia Federal pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) e pelo ex-deputado estadual Rodrigo Estacho.

01/04/2024 11h42 | por Thiago Alonso

Entrega do título ocorreu no Gabinete da Presidência na manhã desta segunda-feira (1º).Créditos: Nani Gois/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná concedeu nesta segunda-feira (01) o Título de Cidadania Benemérita do Paraná ao delegado da Polícia Federal no Paraná Roberto Mello Milaneze. A proposição é do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSD) e do ex-deputado estadual e atualmente federal, Rodrigo Estacho (PSD-PR). De acordo com os parlamentares, a iniciativa marca o reconhecimento do Poder Legislativo aos relevantes trabalhos desenvolvidos pelo profissional em prol do Estado. A solenidade foi realizada na manhã desta segunda-feira na sala da presidência do Poder Legislativo e contou com a presença do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD).

Ao receber a honraria, no novo cidadão benemérito do Paraná destacou a importância do título. “Temos uma trajetória no serviço público há mais de 30 anos, sendo 20 deles na Polícia Federal, sempre fazendo um trabalho discreto, um trabalho para tentar conciliar todos os interesses sem deixar de aplicar a lei. Quando recebemos um reconhecimento como este, com certeza é uma grande honra”, afirmou Roberto Milaneze.

O deputado Luiz Claudio Romanelli frisou a importante carreira do homenageado no combate a criminalidade. "Este é um policial extremamente competente, tendo sempre muita efetividade no que faz. Isso faz uma enorme diferença na sociedade, já que temos alguém compromissado com as causas do Paraná. Este é um tema fundamental: sempre trabalhar numa boa estrutura de combate ao crime. Por isso temos que ter bons policiais e a Assembleia tem o dever de homenageá-los”, comentou.

O deputado federal Rodrigo Estacho destacou a trajetória do homenageado dentro da Polícia Federal. “Fiquei quatro anos aqui na Assembleia Legislativa e de uma das nossas proposições foi este título de cidadão benemérito do Estado do Paraná para Roberto Milaneze. Em Foz do Iguaçu e Guarapuava, ele atuou em muitas operações de combate ao tráfico de drogas. Inclusive ele foi homenageado com o título de cidadão honorário do município de Guarapuava. Ele também participou de diversas operações especiais. Por seu trabalho, é uma grande alegria é homenageá-lo com este título”.

O presidente do Poder Legislativo lembrou que a Assembleia sempre reverencia pessoas de destaque na sociedade paranaense. “Acho que é uma homenagem justa a um policial federal que cumpre com aquilo que determina a lei, sempre com muita responsabilidade, prestando serviços relevantes ao Estado do Paraná. Ele constrói uma carreira digna e merecedora do aplauso do Poder Legislativo estadual. Esta a demonstração de que o Paraná sabe honrar e respeitar aquelas pessoas que fazem história no Paraná”, disse.

Biografia

Natural de Curitiba, Milaneze ingressou em 1993 na faculdade de Direito, tendo concluído o curso pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em seguida, ingressou sua carreira pública mediante um concurso público para o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná, como agente penitenciário. Em 2002, foi aprovado em concurso público para o cargo de Delegado de Polícia Federal. No ano seguinte, obteve a formação na Academia Nacional de Polícia.

Em 2006, foi nomeado Chefe da Delegacia de Polícia Federal em Guarapuava. Ao deixar o cargo dois anos depois, foi agraciado pelo Município com o título de Cidadão Honorário. Em 2020 foi nomeado Delegado Regional Executivo da Superintendência Regional de Polícia Federal no Paraná. Com mais de 20 anos na carreira policial, Millaneze presidiu inúmeras investigações, realizou prisões e apreensões, tendo participado de missões policiais em diversos estados da federação e no exterior.