Rodrigo Estacho, um deputado que conquistou o eleitor pela internet Em entrevista ao programa “Café com Política”, o parlamentar fala sobre a infância, as brincadeiras na beira do rio Ivaí, a família e os projetos para o futuro.

02/07/2019 13h38 | por Nádia Fontana
Deputado Rodrigo Estacho é o entrevistado do programa Café com Política desta quarta-feira (03).

Deputado Rodrigo Estacho é o entrevistado do programa Café com Política desta quarta-feira (03).Créditos: Kleyton Presidente/Alep

Deputado Rodrigo Estacho é o entrevistado do programa Café com Política desta quarta-feira (03).

Com mais de meio milhão de seguidores, o paranaense Rodrigo Tlustik Venek, criado em Colônia Velha, interior do município de Turvo, faz sucesso na internet como Rodrigo Estacho. Os vídeos exibidos na web que falam de forma engraçada sobre o cotidiano da região e o projetaram para o mundo, garantiram a conquista de uma das 54 cadeiras da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

“Não fiz uma campanha política tradicional. Agora é que estou visitando os municípios, os eleitores”, conta o deputado Rodrigo Estacho (PV), que nasceu em Guarapuava. “Mas, saí da maternidade e já fui levado para o sítio da família, em Turvo”, lembra o parlamentar durante entrevista ao programa “Café com Política” da TV Assembleia, que vai ao ar nesta quarta-feira (03), logo após a sessão plenária, que tem início às 14h30. A sua primeira viagem de carro foi a bordo de um Fusca verde. “Esse sempre foi o carro preferido pela família. Só foi mudando a cor”, comenta o deputado, que hoje também é dono de um Fusquinha, e costuma dirigi-lo pela região de Guarapuava.

Infância – Quando não está na boleia do Fusca pode ser visto pilotando uma de suas motos, fazendo trilhas ou passeios com os amigos. “Gosto de fazer trilhas, de viajar”, revela o parlamentar, eleito na primeira vez que participou de uma campanha política. Ele diz que sempre teve interesse por política, assunto que já despertava sua atenção na infância quando o pai, seu Pedro, trabalhou para uma vereadora da cidade. Aliás, ele faz questão de frisar que a época de menino foi vivenciada na tranquilidade do interior. Com muitos passeios e brincadeiras às margens do rio Ivaí. “Isso marcou a minha infância, foram bons momentos, muitas brincadeiras”, afirma. Neste período também ajudava a família na lavoura, no plantio de milho, criação do bicho da seda e de abelhas.

Boas notas – Na escola tirava boas notas e não tinha faltas. Afinal, a primeira professora foi a mãe, dona Ivone, que exigia dedicação: “A escola ficava na frente de casa. Não tinha como faltar e precisava ter notas boas”. Depois das primeiras séries escolares, mudou de colégio e passou a acordar às 5h30 para percorrer 50 quilômetros todos os dias, dando continuidade à sua formação acadêmica na sede do município. Logo, ingressou na faculdade, no curso de Letras/Inglês, passando a dar aulas na rede escolar do estado.

Naquele momento, decidiu investir na gravação de vídeos, sem nenhuma pretensão. Entretanto, as postagens começaram a fazer sucesso entre os amigos e os alunos. “Quando apareceram uns círculos nas lavouras de Prudentópolis fiz um vídeo falando sobre a possibilidade de ser obra de ETs. Viralizou. Os fãs começaram a pedir para gravar sobre outros temas.” Hoje são mais de 300 vídeos que tratam do cotidiano ou de expressões do dia a dia da região. Um exemplo é a gravação que faz uma abordagem bem-humorada sobre a “peixada ali na esquina”. Termo usado em muitos bate-papos pelo Sul do país, ele faz referência a uma colisão entre veículos e não a um prato da culinária.

Família – Mas, afinal de onde surgiu o personagem “Estacho”? O deputado explica que é uma homenagem ao avô materno, batizado de Stanislaw, que está hoje com 86 anos e é conhecido por todos como “seu Estacho”. “Isso é natural. Quem recebe o nome de Stanislaw acaba sendo chamado de Estacho pela família, pelos amigos”, contou. Ele lembra que é descendente de ucranianos e poloneses, e esse é um nome muito frequente entre esses povos.

Aos 30 anos, solteiro, Rodrigo Estacho confessa que tem o sonho de casar, ter filhos, uma família. Também quer construir uma casa própria, especialmente para a mãe: “Hoje estamos residindo em Turvo, numa casa alugada. Quero construir uma casa, garantir uma moradia própria para minha mãe”. Durante a entrevista, o deputado fala ainda sobre música, projetos de novos vídeos no canal do YouTube, momentos familiares e recorda detalhadamente o dia do resultado das eleições do ano passado. “Sou a primeira pessoa da família a conquistar o cargo de deputado. Fui muita emoção para todos”, frisa.

O programa – O “Café com Política” é uma conversa informal com os deputados, focado nas bandeiras que defendem no Legislativo e ênfase nas experiências que os levaram ao Parlamento. Cotidiano, rotina, as viagens para as bases eleitorais e o dia-a-dia dividido entre a família e os assuntos políticos são a temática principal. A programa com o deputado Estacho vai ao ar nesta quarta-feira (3) e na sequência poderá ser assistido também pelo canal do Youtube do Legislativo: https://bit.ly/2IS2oGL.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação