Romanelli Defende Participação Majoritária Na Copel Nas Pch’s

03/08/2007 14h54 | por Zé Beto Maciel / Luiz Filho / h2foz@hotmail.com / contato@luizromanelli.com.br / (41) 9648-1104 - 9241-2401 - 3350-4191 / www.luizromanelli.com.br
O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembléia Legislativa, defendeu - em entrevista ao Jornal da Educativa, segunda edição nesta quinta-feira (2) à noite - a participação majoritária da Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica) nas PCH’s (pequenas centrais hidrelétricas). Romanelli também avaliou à âncora Cibele Fontanella, a celebração dos 10 anos de negócios das ações da companhia na Bolsa de Valores de Nova York. “Pudemos ouvir sobre a extraordinária gestão, modelo forte de gestão corporativa que tem a nossa companhia paranaense de energia. Fruto do que? Do processo de verticalização da empresa, do fortalecimento, e que mesmo sem ter um aumento de tarifa para o usuário, estamos tendo melhor desempenho. A Copel hoje é a empresa brasileira melhor ranquiada na bolsa de Nova York”, destacou Romanelli. Leia a seguir a íntegra da entrevista.TV Educativa - Qual avaliação que o senhor faz desta visita à bolsa de Nova York?Deputado Luiz Claudio Romanelli – Eu penso que foi importante integrar juntamente com o deputado Durval Amaral, a representação da Assembléia Legislativa do Paraná...TV Educativa – ....aliás, foi situação e oposição?Deputado Romanelli - Foi justamente isso que buscávamos: que as missões governamentais pudessem ser representadas tanto pela bancada da situação quanto da oposição. Acho importante isso até porque gera uma absoluta transparência nas ações que vão sendo feitas, especialmente pelo governador. Então, nesse aspecto foi muito interessante a participação do deputado Durval Amaral que integra a bancada da oposição – ele é presidente da Comissão de Constituição e Justiça e por isso integrou esta missão governamental em Nova York. Um momento histórico de fato que vivenciamos nesse dia 31. TV Educativa - Agora essa boa fase da Copel torna o Paraná atrativo para investidores?Deputado Romanelli – Ele é fruto do saneamento que foi feito naqueles contratos lesivos encontrados no início do governo Requião. Depois daquele processo que a Copel foi quase privatizada, a ruptura desses contratos quando se falava muito no chamado “Risco Requião”, foi demonstrado na terça-feira, dia 31, no templo do capitalismo, digo até da política neoliberal. Foi quando, de fato, pudemos ouvir da vice-presidente executiva da bolsa de valores, falar sobre a extraordinária gestão, modelo forte de gestão corporativa que tem a nossa companhia paranaense de energia. Fruto do que? Do processo de verticalização da empresa, do fortalecimento, e que mesmo sem ter um aumento de tarifa para o usuário, estamos tendo melhor desempenho. A Copel hoje é a empresa brasileira melhor ranquiada na bolsa de Nova York. TV Educativa – Aliás, o próprio governador foi convidado pela imprensa internacional, para explicar como ele conseguiu esse resultado?Deputado Romanelli – Sim, o canal Bloomberg. O governador deu entrevista ao vivo para o canal Bloomberg internacional, canal na verdade que acompanha a bolsa, naquele momento final do fechamento que o governador Requião...TV Educativa - Tocou o sino finalizando o dia.Deputado Romanelli – Exatamente, aquele momento aquela cerimônia foram assistidas por 135 milhões de pessoas. E nos dá muito orgulho, a gente vê naquele centro financeiro mundial, diria dessa forma, estampada a bandeira americana junto à bandeira do Paraná na homenagem que a bolsa vez ao desempenho das nossas ações. Por que? Todos os acionistas americanos, são 16 mil acionistas americanos, estão tendo muita lucratividade pela boa gestão, pelo bom desempenho, pelo lucro que a empresa está tendo. E seguramente o que acontece? No almoço que foi com os analistas financeiros dos grandes bancos, das grandes instituições, fica claro que podemos ampliar as parcerias. Fica claro, inclusive, que a Copel quer continuar, e o governo que continuar, investido na construção de novas usinas. TV Educativa - Foram anunciados novos investimentos, inclusive?Deputado Romanelli – Foi falado muito na questão da usina hidrelétrica de Mauá, que são 360 megawatts, que é um investimento de R$ 850 milhões, além da questão de se abrir novamente a questão da construção de PCH’s (pequenas centrais hidrelétricas), que são as unidades de pequeno porte, usinas de pequenos porte, a partir da ótica da Copel ser majoritária e nunca minoritária. TV Educativa - Para finalizar, agora retomaram os trabalhos na Assembléia Legislativa e qual expectativa da situação em relação a esse segundo semestre, projetos importantes devem ser aprovados?Deputado Romanelli – Nós tivemos um primeiro semestre que pareceu um ano, de tão tenso que foi, projetos importantes e boas discussões que nós tivemos. Eu penso que o segundo semestre será melhor ainda, do ponto de vista do debate político. Teremos uma novidade que é a TV Assembléia, além do que claro, vamos discutir o orçamento para 2008 e o Plano Plurianual.