Rossoni Questiona No Tc Propaganda de Requião No Jornal de Quércia

01/04/2008 11h12 | por
O líder da Oposição na Assembléia, deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB), pediu ao Tribunal de Contas para apurar prováveis irregularidades no pregão eletrônico que deu vitória ao jornal Diário do Comércio e Indústria (DCI), de São Paulo, para monopolizar a publicidade oficial do governo do Paraná. No ofício, encaminhado ao presidente do Tribunal, Nestor Baptista, o deputado pede ainda para suspender o contrato com a Panorama Diário Comercial e Publicidade Ltda., empresa que edita o jornal. De acordo com o parlamentar, todo o trâmite do pregão foi nebuloso, principalmente porque somente o DCI participou do pregão. Rossoni suspeita de direcionamento no pregão. "Quando se fala em jornal de circulação nacional vêm outros nomes às nossas mentes, menos o DCI que ninguém conhece. Foi uma licitação em que as datas foram alteradas por duas vezes e um único jornal apareceu para disputar. É muito estranho isso e o TC tem que analisar", disse Rossoni.Os questionamentos do deputado foram reforçados com o cancelamento do pregão eletrônico para a veiculação de atos oficiais em jornais de circulação estadual. Na última semana uma ação movida pela editora O Estado do Paraná fez com que o pregão fosse cancelado por conter irregularidades no edital. "Quando o TC cancelou a licitação para os jornais do interior do estado, todos os indícios levaram a crer que o pregão o jornal de circulação nacional foi viciado. Coincidência maior é ouvir do ex-governador Orestes Quércia (dono do jornal DCI), no dia seguinte à homologação da licitação, o lançamento da candidatura de Requião à presidência da República", declarou Rossoni. "Pegou mal esse conchavo entre o Quércia e o Requião e agora contamos com o TC para analisar, em nome da transparência", concluiu. Requerimento Anexo ao ofício encaminhado ao presidente do Tribunal de Contas, Nestor Baptista, o deputado Valdir Rossoni enviou cópia do requerimento aprovado em plenário na última terça-feira (25) e encaminhado ao secretário de Comunicação, Airton Pisseti, com alguns questionamentos.Rossoni quer informações de como e quando foi realizada a publicidade para a realização do pregão e a finalidade da publicidade em nível nacional do Governo do Estado, além do público alvo a ser atingido. O deputado quer saber também o porquê de uma única empresa ter participado do pregão, se nenhuma outra preenchia os requisitos exigidos para a disputa e se o edital exigia alguma condição especial que não é comum às empresas do ramo.Em relação ao adiamento das datas para a realização do pregão, Rossoni quer ter ciência dos motivos de tantas alterações. O deputado quer saber ainda o nome dos proprietários da empresa Panorama Diário Comercial e Publicidade Ltda., vencedora do pregão, além da tiragem diária, o alcance nacional e como é feita a distribuição dos exemplares, se por assinaturas direcionadas ou disponibilizados em bancas de jornal. Sobre aos contratos firmados anteriormente, Rossoni quer detalhes de quantos foram os contratos nos últimos quatro anos, os valores pagos e também o valor cobrado por centímetro de coluna nesses contratos.