São João Paulo II e instituições católicas recebem homenagem na Assembleia

18/05/2023 22h00 | por MARIA EDUARDA BUCHI
Podcast Solenidade aconteceu na noite desta quinta-feira (18), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

Solenidade aconteceu na noite desta quinta-feira (18), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Para lembrar a trajetória do “único Santo que esteve em Curitiba”, a Assembleia Legislativa do Paraná realizou na noite desta quinta-feira (18), uma Sessão Solene para homenagear São João Paulo II, exatamente no dia do seu nascimento. Proposto pelo deputado Ney Leprevost (União), o evento ainda homenageou instituições católicas que se destacam por serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social.

SONORA NEY LEPREVOST (UNIÃO)

Leprevost destacou que São João Paulo II, além de grande líder religioso, foi também um estadista, corresponsável pela derrubada de regimes totalitários e pela queda do Muro de Berlim. “Na minha vida política fiz um propósito de sempre relembrar a memória de Carol Wojtyła, o Papa João Paulo II, hoje já canonizado como São João Paulo II. Um homem que, através dos seus exemplos de vida, fez com que muitas pessoas se inspirassem a praticar os ensinamentos de Jesus Cristo, de perdão. O Papa perdoou até o homem que atirou contra ele, um exemplo de amor ao próximo, de construção de pontes, de benevolência”, destacou o deputado.

“Além disso, até onde eu pude apurar, João Paulo II é o único santo que esteve em Curitiba, que pisou na nossa cidade. Curitiba ama João Paulo II. Não é à toa que existe aqui um bosque com o nome dele, uma casa polonesa e nós temos de sempre reverenciar a memória daqueles que fizeram história para o lado do bem, do amor e da solidariedade”, reforçou.

O capelão da Assembleia e diretor-geral do Asilo São Vicente de Paulo, Padre José Aparecido lembrou experiência de ter recebido o então Papa em Curitiba. “Nós estamos falando de um santo, que nós temos a honra de poder ter o acolhido em 1980, nesta Praça Nossa Senhora de Salete, na maior concentração pública nós tivemos em Curitiba”, relembrou.

“Um homem de Deus, como ele é conhecido, como foi acolhido e amado pelo povo. Um homem que quando chegava a um país, beijava o solo em reconhecimento e respeito a todos. Uma liderança que mostrou um coração aberto para levar uma mensagem e não só para nós, cristãos e católicos, mas para os homens e mulheres de todos os templos para que pudesse mostrar o caminho do reino de Deus”, afirmou o padre, que recebeu a homenagem em nome de todas as lideranças religiosas presentes.

“Uma sensação agradável e gratificante quando a gente presta homenagem às pessoas que se destacaram e queremos compartilhar a alegria, o agradecimento, o reconhecimento de quem faz o bem a nossa cidade. E depois, também, quero homenagear João Paulo II. Tenho razões para estar presente porque fui nomeado bispo por ele há 25 anos”, contou o provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho.

Uma das homenageadas foi a coordenadora do Bosque do Papa e representante da Missão Católica Polonesa, Danuta Lisicki de Abreu. “Quero agradecer a oportunidade ao deputado Ney Leprevost, pelo auxílio que sempre tem prestado à comunidade polonesa. Estive com o Santo Padre João Paulo II duas vezes. E ele deixou um recado carinhoso a todos, especialmente aos que visitem o Bosque do Papa: que seja sempre o local da paz, da união e da benção divina que ele deixou na capela, e que todos os credos e nacionalidades levem um pouquinho daquela benção”, citou.

Também compuseram a mesa o diretor de Unidades Próprias da Secretaria Estadual da Saúde, Guilherme Graziani, representando o secretário Beto Preto; e o vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade)

História

Karol Józef Wojtyła nasceu em 18 de maio de 1920, em Wadowice, na Polônia. Wojtyla foi eleito Papa em 16 de outubro de 1978, no conclave que sucedeu a morte do Papa João Paulo I. Era a primeira vez, em cerca de 450, que um Papa não italiano foi eleito. Manteve discurso conciliador e pacificador, mediando a paz em várias situações de conflito.

Nos últimos anos de vida, lutou contra o Parkinson. Morreu em 2 de abril de 2005. João Paulo II foi beatificado no dia 1 de maio de 2011, por seu sucessor imediato, Bento XVI, e canonizado pelo Papa Francisco, em 27 de abril de 2014.

Em Curitiba

Em 2020, foram celebrados os 40 anos da visita do então papa João Paulo II à capital paranaense. O Papa polonês visitava o Brasil pela primeira vez em 1980, quando percorreu quase 15 mil quilômetros e conheceu 13 cidades em 13 dias. Curitiba esteve entre elas. No dia 5 de julho, percorreu as ruas da capital até chegar ao Estádio Couto Pereira, local para onde falou para mais de 60 mil pessoas e viu apresentações artísticas, incluindo danças polonesas. No dia seguinte, 6 de julho de 1980, presidiu a Santa Missa no Centro Cívico de Curitiba, com grande público, estimado em 500 mil pessoas.