São Jorge D’Oeste recebe o título de Terra dos Lagos do Iguaçu em comemoração aos 60 anos Nome popularizado na década de 90 ressalta a identidade do município e sua vocação para o turismo.

23/11/2023 16h17 | por Assessoria Parlamentar

Centro de Convenções ficou lotado na comemoração que reuniu o governador em exercício, demais autoridades e a população.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

Ao completar 60 anos de idade São Jorge D’Oeste recebe oficialmente o título de Terra dos Lagos do Iguaçu. A lei nº 21.753 sancionada pelo governador em exercício Darci Piana é de autoria do deputado estadual Luis Corti (PSB), saojorgense. A novidade foi anunciada para a população durante solenidade que marcou o aniversário da cidade e a inauguração de empreendimentos do setor agroindustrial.

O nome Lagos do Iguaçu surgiu na década de 90 e rapidamente se popularizou. “Quem sugeriu que batizássemos a região foi o Rafael Greca, hoje prefeito de Curitiba. Ele compreendeu o potencial que tínhamos aqui e fez a sugestão do nome Lagos do Iguaçu”, relembra o parlamentar.

“Na época eu era o prefeito de São Jorge D’Oeste e aceitei a sugestão. Hoje tenho muito orgulho em poder oficializar isso perante ao estado, especialmente em uma data tão significativa que são os 60 anos do nosso município”, afirma Corti.

Os Lagos do Iguaçu surgiram com a construção da Barragem da Usina Hidrelétrica de Salto Osório, no Rio Iguaçu. A área de 51 km² foi alagada nos meses de junho e julho de 1975. Aos poucos os novos contornos da região despertaram a atenção pelas belezas naturais e tranquilidade.

Um amplo espelho d’água, ilhas, quedas d’água, parques, áreas de preservação ambiental, prainha, áreas de camping e propriedades privadas atraem milhares de pessoas em busca de natureza, sossego e diversão.

“Hoje é um dia de muita alegria para o nosso município. Dia de comemorar todas as conquistas da nossa gente e também celebrarmos o futuro que se desenha de muito desenvolvimento. A oficialização desse título de Terra dos Lagos do Iguaçu só nos enche de orgulho e engrandece as belezas da nossa cidade”, comemora a prefeita Leila da Rocha.

Muito mais do que uma simples denominação, a aprovação do título é mecanismo de conservação do patrimônio cultural e turístico paranaenses, enaltecendo a identidade do município e sua vocação turística. Também é uma ferramenta para impulsionar as ações de incentivo ao turismo, fator de desenvolvimento social e econômico para a região.