Saúde, Segurança Pública e Mercosul: Comissões movimentaram a Assembleia no primeiro semestre Entre as discussões, a segurança nos Portos de Paranaguá e Antonina e a construção da segunda ponte ligando Foz do Iguaçu ao Paraguai.

19/07/2019 10h28 | por Diretoria de Comunicação
Reunião da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais

Reunião da Comissão do Mercosul e Assuntos InternacionaisCréditos: Orlando Kissner/Alep

Reunião da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais

Reunião da Comissão de Segurança PúblicaCréditos: Kleyton Presidente/Alep

Reunião da Comissão de Segurança Pública

Reunião da Comissão de Saúde da Alep.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Reunião da Comissão de Saúde da Alep.

Os deputados membros das Comissões de Saúde Pública, Segurança Pública e do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) trataram de assuntos de interesse dos paranaenses no primeiro semestre de 2019. Entre os temas discutidos estão prestações de contas quadrimestrais da Secretaria da Saúde, a segurança nos Portos de Paranaguá e Antonina e a construção de uma segunda ponte ligando Foz de Iguaçu ao Paraguai.

Os três grupos de trabalho fazem parte das Comissões Permanentes da Alep, que têm caráter técnico-legislativo ou especializado e fazem parte da estrutura institucional da Casa. São permanentes, isto é, previstas no Regimento Interno para funcionarem com responsabilidade sobre determinada área do interesse coletivo. São compostas por sete membros cada uma e as reuniões são públicas, podendo ser acompanhadas por qualquer cidadão.

Saúde – A Comissão de Saúde realizou quatro reuniões, analisando dez projetos. Destes, nove foram aprovados e seguiram a tramitação na Casa. Na apresentação da Secretaria de Estado da Saúde do primeiro relatório quadrimestral da pasta na atual gestão, a Comissão discutiu a demanda crescente pelos serviços públicos de saúde e a elaboração do Plano Estadual de Saúde.

Fazem parte da Comissão o presidente, Dr. Batista (PMN), o vice-presidente, Michele Caputo (PSDB), e os deputados Arilson Chiorato (PT), Cristina Silvestri (PPS), Evandro Araújo (PSC), Marcio Pacheco (PDT) e Ricardo Arruda (PSL).

Segurança – Já a Comissão de Segurança Pública realizou três reuniões ordinárias, discutindo e aprovando três projetos de lei. Os membros discutiram o roubo a caminhoneiros em Paranaguá, no Litoral do Estado. Durante o encontro, os deputados trataram dos principais pontos do problema e quais as possíveis soluções. O grupo de trabalho encaminhou documentos e pedidos de informação para a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), para as prefeituras de Paranaguá e Antonina, além de Ministério Público e Receita Estadual.

Participam da Comissão de Segurança Pública o presidente, Coronel Lee (PSL), o vice-presidente, Delegado Recalcatti (PSD), Delegado Fernando (PSL), Delegado Jacovós (PR), Soldado Adriano José (PV), Soldado Fruet (PROS) e Subtenente Everton (PSL).

Mercosul – Em sua única reunião realizada, a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais tratou da construção de uma nova ponte entre Foz do Iguaçu e o Paraguai e o projeto do corredor bioceânico entre o Porto de Paranaguá e o Porto de Antofagasta, no Chile. A ligação de 2,5 mil quilômetros deverá integrar quatro países e facilitar as exportações do cone sul para os países asiáticos pelo Oceano Pacífico, além de baratear custos de comércio exterior dos países sul-americanos pela rota paranaense do Atlântico. Na ocasião, os parlamentares decidiram pedir informações à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) sobre detalhes do projeto.

São membros da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais o presidente, Luiz Carlos Martins (PP), o vice-presidente, Goura (PDT), e os deputados Arilson Chiorato (PT), Galo (PODE), Luiz Fernando Guerra (PSL), Mauro Moraes (PSD) e Soldado Fruet (PROS).